Belém comemora 392 anos com festa promovida pela Prefeitura

PTB Notícias 11/01/2008, 12:41


Belém, a Metrópole da Amazônia, completa 392 anos de uma história de progressoNa Igreja da Trindade, a cerimônia religiosa em homenagem ao aniversário de BelémComplexo Ver-o-Rio, um dos cartões postais da cidade das mangueirasHangar – Centro de Convenções da Amazônia: o novo espaço dos grandes eventos de BelémUnidade de Ensino Infantil Professora Alana de Souza Barbosa, no Ariri Bolonha A Unidade de Ensino Infantil Professora Laís Fontoura Aberne, no Paracuri As obras do Estádio Municipal, que vai abrigar os grandes eventos de futebol em BelémO maior cartão postal de Belém, o Ver-o-Peso.

Grande personagem dos 392 de históriaEstação das Docas: um dos mais importantes pontos turísticos da Metrópole da AmazôniaConhecida como “cidade morena”, designação que recebeu graças à miscigenação do povo português com os índios Tupinambá, habitantes da região à época da fundação, Belém tem muito a comemorar.

Neste sábado, dia 12, a capital paraense celebra 392 anos de histórias, lutas, conquistas e renovações.

Um novo tempo nasce para esta cidade.

Para comemorar a data em alto estilo, a Prefeitura de Municipal de Belém, administrada pelo petebista Duciomar Costa, prepara uma programação especial com direito à música, alegria e fé.

O prefeito Duciomar Costa abre a programação pelo aniversário da Metrópole da Amazônia na missa celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, na Igreja da Trindade, às 7h do dia 12.

Toda a comunidade cristã é convidada a participar do ato religioso em ação de graças ao aniversário da cidade.

E, para iluminar ainda mais o dia, minutos antes de começar a cerimônia religiosa, uma grande alvorada de fogos será realizada no Ver-o-Peso, que vai estar muito mais bonito com a decoração especial para comemorar o aniversário da cidade.

Após a celebração, o prefeito canta os parabéns para a cidade no Complexo Ver-o-Rio e serve um bolo de 15 metros de comprimento para a população.

Na programação, um grupo de animadores populares fará a alegria da criançada, com brincadeiras e atividades lúdicas.

No “Memorial Indígena”, no centro do Complexo, uma exposição de fotos sobre Belém.

O espaço de lazer, muito procurado por moradores da Região Metropolitana, turistas de todo o Brasil e até do exterior, vive uma reforma que será concluída até meados de março.

Entre as melhorias implantadas no local estão a aquisição de novos pedalinhos, padronização e restauração das barracas de comidas típicas e renovação do projeto paisagístico.

À noite, os bairros da Pedreira e Marco serão palco de programações especiais.

No Hangar Centro de Convenções da Amazônia, a partir das 19h, a PMB entrega a Medalha “Francisco Caldeira Castelo Branco” a 40 agraciados, entre personalidades, associações, empresas e organizações não governamentais.

Como o objetivo é homenagear os nomes da terra, o evento será marcado pelos talentos que brotam da capital, nos vários meios artísticos.

Espetáculos de dança, música e teatro marcarão a data, além do show do cantor paraense Nílson Chaves.

Mas a programação municipal pelo aniversário de Belém não pára por aí.

Na mesma noite, a Pedreira estará em festa com um show popular, na travessa Alferes Costa, ao lado da Aldeia Amazônica David Miguel.

Música é que não vai faltar nessa noite, com a presença dos DJs do Super Pop, Elisson e Juninho, Nosso Tom, Jeito Inocente, entre outros.

A Prefeitura de Belém prepara uma surpresa para o fechamento da programação: um grande show nacional com Martinho da Vila.

Na ocasião, será lançado o Festival da Canção Popular de Belém, que promete revelar os novos talentos da música.

Educação – Ainda em janeiro, o prefeito Duciomar Costa entrega à população três novas escolas e cinco totalmente revitalizadas, o que significa o aumento de vagas na educação infantil, bem como na qualidade do aprendizado.

A Unidade de Ensino Infantil Professora Laís Fontoura Aberne, no Paracuri, e a Unidade de Ensino Infantil Professora Alana de Souza Barbosa, no Ariri Bolonha, vão atender, juntas, cerca de 300 crianças.

A Escola de Pesca de Outeiro será a terceira inauguração, com uma metodologia diferenciada, criada para atender os filhos dos pescadores do distrito.

Outras cinco escolas foram revitalizadas, receberam nova estrutura, com salas de aula mais aconchegantes, cadeiras novas para receber os alunos na volta às aulas.

São elas: Escola Municipal Lauro Chaves (Mosqueiro); Escola Municipal Remígio Fernandez (Mosqueiro); Escola Municipal Maroja Neto (Mosqueiro); Escola Municipal Ângelus Nascimento (Mosqueiro) e Escola de Piriquitaquara (região de ilhas).

Habitação – Os moradores dos conjuntos Jardim Sevilha e Orlando Lobato, ambos na rodovia Augusto Montenegro, também têm muito o que comemorar.

A Prefeitura garante qualidade de vida a essa população, entregando os dois conjuntos revitalizados, dando mais dignidade, saúde, saneamento.

Água – Quatro projetos de abastecimento de água também serão entregues: os Sistemas Operacionais de abastecimento de água potável do São João de Outeiro, Águas Negras II, Mata Fome I e Eduardo Angelim.

São mais de oito mil ligações domiciliares, redes de distribuição, reservatórios elevados, que, ao final, beneficiam mais de 100 mil pessoas, levando, além de água potável, saúde à casa do belenense.

Esporte – Os amantes do futebol e esportes em geral vão ficar em festa com a inauguração do Estádio Municipal, antigo sonho que será concretizado ainda este mês.

Depois de inaugurado, os times vão ganhar mais uma opção para o Campeonato Paraense.

O estádio, com 106m x 65m, cumpre todas as determinações da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e vai poder receber os jogos do Parazão 2009.

A grama usada é a do tipo Esmeralda, a mesma adotada no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

A primeira etapa das obras começou em outubro de 2007 e contempla a construção do campo.

A segunda fase do projeto prevê a construção das cabines de imprensa, arquibancadas com capacidade para cinco mil pessoas e vestiários, entre outros itens, e deverá ser concluída ainda no primeiro semestre de 2008.

Programação – Ainda na programação de aniversário, a Prefeitura, através da Belemtur, promove nos dias 12, 15 e 22 de janeiro, vários passeios turísticos pela capital voltados para grupos de idosos, crianças, motoristas e cobradores de ônibus.

Segundo a instituição, o principal objetivo da ação é mostrar Belém para os belenenses, traçando um contraponto das melhorias recebidas ao longo do tempo, tornando-se uma cidade mais viva e preparada para receber, não só o turista, mas o próprio morador de Belém.

Encerrando a programação, no dia 26, será a vez da banda gospel Trazendo a Arca promover o show “Novo Tempo”, a partir das 19h, no Cidade Folia.

A comunidade evangélica está convidada a participar da celebração que também marcará o lançamento da nova Praça da Bíblia, abrigada no Portal da Amazônia, na rodovia Bernardo Sayão.

Aos 392 anos de fundação, Belém vai comemorar um promissor e novíssimo tempo.

Parabéns, Belém! fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)