Belém fará parte do revezamento da tocha do Pan do Rio 2007

PTB Notícias 9/06/2007, 19:49


O prefeito de Belém, o petebista Duciomar Costa, informa que, a partir do momento em que aceitou o convite do CO-Rio para fazer parte das cidades brasileiras no revezamento da Tocha dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Prefeitura da capital paraense começou a organizar uma mega-operação que visa deixar a cidade preparada para receber o maior símbolo da competição esportiva das Américas.

A infra-estrutura reúne saúde, gerenciamento de trânsito, segurança, turismo, limpeza pública e comunicação.

Em reunião realizada na última quarta-feira (06), os técnicos apresentaram os planos de trabalho para cobertura no evento.

A área da saúde, segundo informou Saulo Costa, diretor do hospital do Pronto-Socorro Municipal de Belém, terá um suporte gigantesc, com ambulâncias, postos de atendimento e hospitais de referência para atendimento de urgência e emergência.

Ainda segundo diretor, equipes do Corpo de Bombeiros também estão confirmadas.

“Nós ainda vamos procurar a Marinha e o Exército para completar as equipes de trabalho”, disse o diretor.

No setor do trânsito, a Companhia de Transporte de Belém (CTBel) vai disponibilizar 63 agentes distribuídos ao longo do percurso e mais sete batedores, que vão dar passagem ao comboio da tocha.

A ação da CTBel será em parceria com a Guarda Municipal de Belém, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Segundo Laurentino Morais, representante da Companhia na reunião de preparação, haverá um encontro final entre os representantes das áreas de segurança e trânsito no próximo dia 12 deste mês.

O prefeito Duciomar Costa avisa que a prefeitura ainda vai organizar esquemas especiais de limpeza pública e cerimonial e listagem dos condutores da tocha.

Segundo Wady Khayat, coordenador da Belemtur e responsável pela relação dos corredores por parte da PMB, o CO-Rio autorizou a participação de oitenta pessoas, sendo que vinte serão indicadas pela prefeitura.

A listagem ainda não foi definida, já que existem alguns critérios técnicos que precisam ser preenchidos pelos corredores.

“Mas a energia é o que mais conta, por tratar-se de uma cerimônia esportiva e de congraçamento com a comunidade”, disse Khayat, que pretende incluir na listagem atletas de outras modalidades esportistas como ciclistas, skatistas e nadadores.

“É uma idéia que precisamos ainda definir com a coordenação geral”, completou.

Lançamento – O lançamento oficial do revezamento da tocha Pan-americana Rio 2007, em Belém, acontecerá na próxima segunda-feira (11), no Palácio Antônio Lemos, em Belém.

O prefeito Duciomar Costa e a equipe de trabalho vão apresentar à imprensa os detalhes da organização e da infra-estrutura do evento na capital.

A Prefeitura Municipal de Belém também vai gerar propaganda nos rádios e na televisão, além de distribuir cartazes nas escolas e instalar outdoors na cidade com o objetivo de mobilizar a população para participar do evento.

O prefeito Duciomar Costa também estuda a possibilidade de decretar ponto facultativo no município para que todos possam participar da festa de saudação aos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.

fonte: site da Prefeitura de Belém (PA)