Belém recebe hoje comboio do revezamento da Tocha Pan-Rio 2007

PTB Notícias 20/06/2007, 10:07


A cidade de Belém, 14º capital brasileira a receber o comboio do revezamento da Tocha Pan-Americana Rio 2007, está vivendo nesta quarta-feira, 20, um momento histórico.

O prefeito petebista Duciomar Costa será o anfitrião da programação, que teve início às 6h com a chegada da tocha, conduzida pelo ex-atleta paraense Agberto Guimarães, nomeado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, Embaixador da tocha em Belém.

“O momento é de grande festa.

Convidamos a população de Belém a participar do evento durante todo o dia, que é muito importante para nossa cidade”, destacou o prefeito Duciomar Costa.

A programação de revezamento da tocha teve início oficialmente às 8h30, no Estádio Olímpico do Pará, o popular Mangueirão.

O prefeito e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, participaram participar da solenidade de acendimento da tocha e a entregaram à primeira corredora: a atleta Darlene Cristina Serrão.

Deste ponto em diante, começou o trajeto dos 32 Km, que irá percorrer as principais ruas de Belém.

“É muito importante que população participe.

Que todos possam ir para as ruas saudar o comboio”, pediu o prefeito.

Mais de quinhentos servidores, entre técnicos e assessores especiais da Prefeitura de Belém, estarão trabalhando trabalhar durante a passagem da tocha por Belém.

Os esquemas especiais de segurança, limpeza pública, atendimento médico, trânsito, além da programação cultural já estão definidos.

O objetivo é potencializar os aspectos turísticos, econômicos e, sobretudo, a capacidade de organização da Prefeitura de Belém em preparar eventos de porte internacional.

Segundo o prefeito, a capital paraense deverá ser avaliada por observadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pois já formalizou o compromisso em ser a sede de uma das etapas da Copa do Mundo de 2014.

“Por isso, temos que estar preparados e confiantes de que somos capazes de realizar”, destacou.

A Tocha Rio-2007 ficará em Belém durante toda esta quarta-feira, 20.

A chegada será no aeroporto internacional de Val-de-Cans.

O primeiro ponto de parada será na praça frei Caetano Brandão, em frente à catedral da Sé.

Neste ponto, o prefeito receberá convidados especiais e falará com a imprensa.

O comboio seguirá até à Praça da República, por volta das 13h.

Na Praça da República haverá show com as cantoras Lucinha Bastos e Gaby Amarantos, entre outras atrações culturais de Belém.

Público poderá visitar a tocha, que permanecerá acesa sobre a pira olímpica, até às 18h, quando retornará para o aeroporto em carro fechado.

Vale lembrar que a visita da Tocha em Belém tem aspecto histórico.

É que pela primeira vez o COB resolveu percorrer as cidades brasileiras com o maior símbolo dos Jogos Pan-Americanos que vão acontecer no Rio de Janeiro, em julho deste ano.

Corredores festejam símbolo Para quem vai conduzir a tocha pelo percurso de quatrocentos metros, o momento é único.

Para fazer a seleção das pessoas, a prefeitura levou em consideração um histórico de identidade e de representação cultural e esportiva com a cidade de Belém.

A primeira condutora será a atleta do projeto Papo Cabeça, da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (Seel).

A listagem dos corredores é a seguinte; 1- Darlene Cristina Serrão – atleta projeto Papo Cabeça/SEEL 2- Agostinho Monteiro – radialista 3- Luiz Augusto Oliveira Veiga – Centro Nova Vida 4- Raimundo Ribeiro Filho – presidente do Clube do Remo 5- Ricardo Resende – representante do Paysandu Sport Clube 6- Alberto Leal Tembé- índio 7- Nayane Alves – atleta de voleibol 8- Haroldo Maués de Farias – campeão brasileiro de basquete ex-presidente FPB 9- Marcus Moraes de Lima – presidente da Tuna 10 – Bruna Lima de Vilhena – tri-campeã brasileira de Judô 11- Silvio Augusto de Albuquerque Santos – representante do Centro de Estudos de Defesa do Negro 12- Jardson Castro da Silva – atleta de futebol de campo do projeto Papo Cabeça 13- Paulo Sérgio Reis de Oliveira – atleta de vôlei de quadra do projeto Papo Cabeça 14 – Pedro da Costa – atleta de futsal do projeto Papo Cabeça 15- Raí de Azevedo Barros – atleta de tênis de mesa do projeto Papo Cabeça 16 – Naildes de Jesus Mafra – atleta do clube Al Star Rodas de basquete em cadeiras de rodas 17 – Cristiano Henrique Parente Dias – atleta deficiente visual – primeiro lugar Corrida de Belém e do Círio 18 – Patrícia Oliveira Cavalcante (Paty Potência – DJ de aparelhagem de SOM) 19 – Mônica Rezende – ex-atleta da natação participou das olimpíadas de Seul 20 – Túlio Alberto Spindola – atleta skatista – campeão da primeira etapa do circuito amador brasileiro 2007.

21- Aurino Quirino Gonçalves (Pinduca) – cantor de compositor de carimbó 22 – Auzira Neves Farias – representante da Casa do Idoso/PMB 23 – Marcos Moraes Gueiros – piloto de automobilismo 24 – Silvio Ferreira Sales – Bombeiro Mlitar 25 – Edson Cimento – ex-goleiro de futebol (Bola de Prata) 26 – Cleber Corrêa dos Santos – pugilista campeão paraense de box 27 – Thiago Jorge dos Santos – programa Gente Jovem/Funpapa 28 – Thais Melo Ferreira – Programa Gente Jovem/Funpapa 29 – Luis Paulo – jogador de basquete da seleção brasileira juvenil 30 – José Dutra dos Santos – ex-jogador de futebol 31 –Carmem Casca Grossa – campeã de Jiu-Jitsu 32 – Deuzarina da Silva Correia – (Dona Cheirosa) vendedora de ervas do mercado do Ver-o-Peso.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Belém (PA)