Belém terá primeiro quilômetro da Orla da Estrada Nova em janeiro de 2008

PTB Notícias 26/06/2007, 8:00


O prefeito de Belém, o petebista Duciomar Costa, confirmou a inauguração do primeiro quilômetro da orla da Estrada Nova da capital do Estado para janeiro de 2008.

O anúncio foi feito durante visita ao canteiro de obras do projeto Portal Amazônia ao lado de vereadores, deputados e secretários municipais, no porto São Bernardo, na Cidade Velha.

Duciomar Costa informou que as obras do projeto Orla estão seguindo rigorosamente o cronograma previsto, desde que foram iniciadas, em fevereiro deste ano.

Os vereadores caminharam com o prefeito por 600 metros sobre o aterro hidráulico nas margens da baía do Guajará, reforçado com muro de contenção em rocha bruta, que é a base das seis pistas de rolamento a serem construídas e entregues.

De acordo com Duciomar, a prefeitura de Belém vai oferecer como presente de aniversário para a cidade o primeiro quilômetro construído com os equipamentos urbanos já previstos no projeto, tais como quadra poliesportiva, ciclovia e praça.

“A orla do Portal da Amazônia é uma realidade”, pontuou.

Durante a caminhada no aterro hidráulico, os vereadores de Belém ficaram surpresos com a tecnologia aplicada, o avanço da obra e a resistência de muro de contenção, que já passou e resistiu, intacto, pelo rigoroso inverno da cidade, incluindo as marés altas registradas em março e abril.

O presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão, foi um dos participantes da visita que permitiu aos vereadores ver de perto os andamentos da obra.

Os vereadores Gervásio Morgado, Amaro Klautau, Vandick, Orivaldo Pinheiro, Nadir Neves, Nehemias Valentim, Walter Arbage, Carlos Pina e Paulo Mardock chegaram cedo para acompanhar a visita técnica com o prefeito.

Aliás, a visita aconteceu em atendimento ao requerimento aprovado à unanimidade na Câmara, por proposição do parlamentar Amaro Klautau.

Projeto Orla A primeira etapa do projeto Orla compreende a construção de 2,3 quilômetros de pistas e sua completa urbanização em plena margem do rio Guamá.

A previsão de conclusão da primeira fase é dezembro de 2008.

A segunda etapa abrange mais 3,846 quilômetros de pistas, totalizando 6 quilômetros e 146 metros, além da duplicação da avenida Bernardo Sayão.

A segunda etapa é mais demorada e tem previsão de duração de mais quatro anos.

O projeto Orla está orçado em R$ 125.

200.

850,90.

Para a primeira etapa serão gastos 153 mil metros cúbicos de rocha bruta e mais de um milhão de areia da própria baía do Guajará para o aterro hidráulico da área.

A empresa executora da obra é a empreiteira Andrade Gutierrez S/A.

O projeto Orla não prevê remanejamento de famílias.

O remanejamento será efetuado apenas no projeto de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, que é um projeto complementar, integrado ao da Orla e que, juntos, formam o Portal da Amazônia.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Belém (PA)