Benito Gama anuncia criação de comissão por democracia na Venezuela

PTB Notícias 1/06/2017, 16:08


Imagem Crédito: Divulgação

[vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1496344363091{margin-bottom: 0px !important;}”]Integrante da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), o deputado Benito Gama (PTB-BA) comunicou, na segunda-feira (29), a aprovação, por unanimidade, da criação da comissão por democracia na Venezuela.

Parlamentares dos países que compõem o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) estiveram reunidos em sessão ordinária do Parlasul em Montevidéu, no Uruguai.

Segundo Benito, a comissão por democracia na Venezuela é o primeiro passo do processo para resultar na saída do país do Mercosul. “Isso porque a Venezuela não atende às cláusulas democráticas”, afirmou.

Cláusula democrática

Dirigentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai já haviam acionado, em 1º de abril, a chamada cláusula democrática contra a Venezuela, dentro do Mercosul. Em um comunicado conjunto, os quatro países apontaram “ruptura da ordem democrática” na Venezuela depois que o Tribunal Supremo de Justiça, instância máxima do Judiciário do país, assumiu os deveres da Assembleia Nacional, que tem maioria de oposição ao presidente Nicolás Maduro.

“A reunião desta segunda-feira teve como foco principal esta crise na Venezuela, em busca de soluções. Afinal, não podemos compactuar com um país que diz não à democracia. Há um processo longo para levar à expulsão e nós esperamos que atenda às expectativas do Parlamento do Mercosul”, afirmou Benito Gama.

Com informações da assessoria do deputado Benito Gama (PTB-BA)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]