Benito Gama: Brasil e Suíça têm relacionamento estratégico na área de aviação

Agência Trabalhista de Notícias - 25/05/2018, 10:16

Crédito: João Ricardo/Liderança do PTB na Câmara

Imagem

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou acordo entre Brasil e Suíça na área de aviação.

A proposta tem origem em mensagem enviada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional (MSC 139/18) e tramitará na forma do Projeto de Decreto Legislativo 949/18.

O relator, deputado Benito Gama (PTB-BA), observou que Brasil e Suíça mantêm um relacionamento estratégico e, de 2007 a 2012, o comércio bilateral cresceu 35,3%, alcançando 4,47 bilhões de dólares.

O acordo, firmado em 8 de julho de 2013, se baseia na chamada “política de céus abertos” que prevê a liberalização de normas e regulamentos sobre a indústria da aviação internacional, com ênfase na aviação comercial, ou seja, na abertura de um mercado livre para a indústria aérea, onde diversos países, por meio de tratados, cooperem entre si.

Entre as facilidades previstas no texto está o direito de sobrevoar sem pousar, de fazer escalas para fins não comerciais, bem como o tratamento não discriminatório no fornecimento dos serviços aéreos.

Tramitação

A proposta tramita com prioridade e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o plenário.

Com informações da Agência Câmara Notícias