Benito Gama fala em entrevista sobre parcerias no Rio Grande do Norte

PTB Notícias 18/01/2011, 12:26


Secretário do Desenvolvimento Econômico do Governo do Rio Grande do Norte, o petebista Benito Gama (presidente da FIGV), participou no final da última semana de uma reunião em Natal com a governadora Rosalba Ciarlini e representantes do Banco do Nordeste.

O encontro, cuja pauta foi chamada de “Grandes Temas da Economia do Rio Grande do Norte”, teve como objetivo tratar dos programas desenvolvidos por aquela instituição financeira e possíveis parcerias para impulsionar o desenvolvimento do Estado.

Ao final do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, falou aos jornalistas da Secretaria de Comunicação do Governo sobre a parceria entre o governo potiguar e o Banco do Nordeste, e dos benefícios que ela acarretará para o Estado.

SECOM – Qual a importância da parceria que está sendo firmada entre o Governo do Estado e o Banco do Nordeste?Benito Gama – O Governo do Estado tem nos bancos federais grandes parceiros e o Banco do Nordeste é um parceiro fundamental, além do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES.

Mas o BNB tem uma malha nos 167 municípios, é o banco que tem maior capilaridade no estado e, sem dúvida alguma, os programas e projetos do estado estão em sintonia com os programas e projetos do Banco do Nordeste.

Isso é muito importante.

A governadora participa do Conselho da Sudene, onde se aprova os orçamentos para o estado, e seguramente nós vamos lutar por mais recursos a cada ano.

SECOM – Tem algum setor que é prioridade imediata?Benito Gama – Os projetos são estruturantes.

Na mineração é muito importante a participação do banco, na parte do microcrédito para a pequena e média empresa também é fundamental, e na questão da infraestrutura, apoiando as empresas que já estão instaladas aqui sem esquecer a atração de novos investimentos.

Eu acho que o leque de aplicações e investimentos do Banco do Nordeste é muito vasto, muito diversificado.

Eu não escolheria apenas um setor, o Banco do Nordeste é um parceiro importante em todos os seguimentos.

SECOM – E na pasta de Desenvolvimento Econômico, já existe algum projeto pronto para ser colocado em prática?Benito Gama – Já.

Na área de mineração certamente nós vamos fazer um grande esforço, a área de energia eólica também é outro grande esforço.

Nós vamos colocar recursos do Banco do Nordeste, da Sudene e do BNDES para alavancar esses grandes projetos do estado.

* Agência Trabalhista de Notícias, com informações do site do governo do Rio Grande do Norte