Berger entrega mais de 50 próteses dentárias para a população de Maravilha

PTB Notícias 5/09/2011, 17:58


O prefeito de Maravilha, Orli Berger, do PTB de Santa Catarina, e a secretária de Saúde do município, Simone Mora, entregaram para a população mais de 50 próteses dentárias, sendo que já está em andamento 140 próteses para serem entregues nos próximos dias.

“Estamos zerando com filas, de tomografia, RX, ultrasom e agora também as próteses dentarias.

A saúde de Maravilha está cada vez mais buscando recursos para melhor o atendimento da população”, disse o petebista Orli Berger.

“Quando assumimos a Secretaria de Saúde tinha muita demanda, pessoas que há muito tempo estavam aguardando e hoje com o empenho de uma odontóloga especializada em próteses dentárias conseguimos atender praticamente toda a demanda”, acrescentou a secretária.

O programa é realizado no Posto de saúde do CAIC pela odontóloga Nilza Cantarelli e pela técnica em saúde bucal Lovani Schappo, que destinam o trabalho exclusivamente para o programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde.

Os recursos repassados para a Secretaria de Saúde de Maravilha são para confeccionar 50 próteses mensais.

Além de Maravilha, outros dois municípios selecionados de Santa Catarina este ano pelo programa de próteses Dentárias através do Ministério da saúde foram Criciúma, e São Lourenço do Oeste.

O programa Lançado em 2004 pelo Ministério da Saúde, o Programa Brasil Sorridente implantou pela primeira vez políticas e ações de prevenções e recuperação da saúde bucal dos brasileiros.

Só em 2010, foi investido R$ 600 milhões.

O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no país.

Além dos laboratórios de próteses dentárias, fazem parte da estrutura do programa 20 mil equipes de saúde bucal, integradas à estratégia saúde da família, que estão presente em 85% dos municípios do Brasil.

Também são oferecidos, por meio do Brasil sorridente, tratamento de canal, cirurgias, intervenções que só, em 2010, fizeram 25 milhões de atendimentos.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Maravilha (SC)Foto: Prefeitura de Maravilha (SC)