Boca da Mata realiza III Feira do artesanato

PTB Notícias 9/05/2007, 12:10


No próximo final de semana, cerca de 60 artesãos do município de Boca da Mata apresentarão seus produtos durante a III Feira do Artesanato.

O evento vai exibir também a culinária regional, atrações folclóricas, teatro, banda fanfarra, além da participação do grupo cultural do Projeto Gira Sol.

“Este é um evento que visa, acima de tudo, desenvolver e articular a comunidade e suas aptidões, a fim de que seja mantida sempre viva, essa tão valiosa cultura, que tanto nos orgulha em termos de Nordeste”, diz Fátima da Conceição, coordenadora do DLIS (Desenvolvimento Local Integrado Sustentado), órgão reativado há dois anos, graças ao apoio do prefeito petebista José Tenório (AL).

Em Boca da Mata são contabilizados, até o momento, 83 artesãos cadastrados.

Por conta disso, em dezembro último, o prefeito Zé Tenório implantou a Casa da Cultura, como forma incentivá-los.

É lá que estão expostos diversos trabalhos produzidos pelos artistas da terra.

O local também oferece espaço para apresentação de peças teatrais e outras atividades culturais.

Vale lembrar que o artesanato de Boca da Mata também está presente, desde a última sexta-feira, na capital gaúcha, prestigiando a XVIII Internacional de Porto Alegre, evento que termina no próximo domingo (13/05).

Para esta feira foram enviadas minuciosas artes de retalhos, como bolsas, almofadas, cintos, coxas, decoração de quarto, passadeiras e jogos americanos.

Todos os itens foram produzidos na Casa da Mãezinha, uma entidade que reúne 32 mulheres da cidade, criada há cerca de dois anos pela Prefeitura.

“É bom salientar que o Prearte (Programa Estadual do Artesão Empreendedor) tem afirmado que o artesanato produzido na Casa da Mãezinha é considerado, hoje, o carro-chefe de Alagoas nos eventos em que o Estado tem participado com seus municípios pelo Brasil afora” confessa, orgulhosa, Fátima da Conceição.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações do Primeira Edição)