Bolsonaro e PTB entregam importantes obras de infraestrutura de mais de R$ 1 bilhão no sul do país

PTB Notícias 17/12/2020, 15:59


Imagem

Após muitos anos de luta, com a aprovação e implementação de projetos, que visam melhorar a qualidade de vida da população em todo país, o PTB, mais uma vez, tem grandes motivos para comemorar.

O presidente da República Jair Bolsonaro, juntamente com os deputados federais Ronaldo Santini (PTB/RS) e Marcelo Moraes (PTB/RS) foram ao Rio Grande do Sul, no último dia 10, quinta-feira, para a inauguração de grandes obras no sul do país.

Na ocasião, foram anunciadas a inauguração da Ponte do Guaíba, na BR-290, em Porto Alegre, e a previsão da assinatura do contrato para execução das Obras da Barragem de Bagé, e o início do projeto de implantação, pavimentação e readequação do trecho da BR-470, entre Barretos e Nova Prata, e previsão de conclusão da BR-285, no Rio Grande do Sul (8km), além, da entrega simbólica da chave de doação do Hospital Universitário de Canoas

Estas são ações que têm vinculação direta com o PTB e com a atuação do deputado federal Ronaldo Santini (PTB/RS), que é presidente das frentes parlamentares mistas pela conclusão da BR-285 e da BR-470. As obras, muito esperadas pela população rio-grandense, também são fruto do trabalho e empenho do Prefeito de Guaíba (RS), José Sperotto (PTB/RS), e do ex senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS). Responsáveis pelo projeto e obra de inauguração do eixo principal da Nova Ponte do Guaíba, na BR-290, em Porto Alegre.

Cerimônia de entrega

Durante a cerimônia de entrega da obra da Ponte do Guaíba, o presidente Jair Bolsonaro citou a importância da barragem em Bagé para cidade administrada pelo prefeito Divaldo Lara, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas assinou a ordem de início do projeto de pavimentação do trecho da BR-470, entre Barretos e Nova Prata.

Bolsonaro destacou em seu discurso que está empenhado em terminar as obras que ainda estão em andamento.

Importância das obras

A Ponte do Guaíba é uma obra esperada há 14 anos por toda população rio- grandense e pelo prefeito Speroto e senador Zambiasi. O acesso será uma alternativa para ligar sul ao norte do Brasil. A obra está estimada em 900 milhões.

A conclusão das obras de pavimentação da BR- 470 e da BR- 285, graças a Federalização dos recursos, serão importantes para reduzir o custo logístico e melhorar a competitividade de tudo que se produz no estado. A conclusão das obras, ainda, irá reduzir o tempo de viagem e fornecer segurança à população.

Para a realização da obra, 100 mil assinaturas foram coletadas, em solicitação à duplicação da rodovia.

A expectativa quanto a obra da BR-470, com base em um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental realizado pelo DNIT, é a de que a rodovia se tornará de alta trafegabilidade. Com isso, o estudo do Departamento já apontou a alta taxa de retorno econômico das obras.

Vale destacar que o deputado federal Ronaldo Santini (PTB/RS) tem atuado incansavelmente pela execução das duas obras, e firmou grandes alianças no Congresso Federal. Dessa forma, ele vem intercedendo junto ao Governo Bolsonaro para que esses projetos sejam efetivos.

Quanto ao Hospital Universitário de Canoas, que tem o valor estimado de R$1 bilhão; a prefeitura de Canoas, administrada pelo prefeito Luiz Carlos Busato (PTB/RS), recebeu oficialmente a doação do edifício e seus equipamentos pelo Governo Federal, no mês de julho.

Para a transferência do prédio do Hospital e equipamentos, os atuais administradores municipais realizaram um trabalho intenso junto ao Governo Federal. A obra poderá beneficiar por volta de 348.208 pessoas.

A doação do prédio destina-se à manutenção da prestação dos serviços de saúde, incluindo serviços ambulatoriais e hospitalares do HU, que é referência para tratamentos especializados em saúde para até 156 cidades gaúchas. 

A prefeitura de Canoas assumiu a gestão dos serviços de saúde da instituição, que passou por uma crise, desde 2009, que se arrastou por anos, inclusive com o fechamento de dois andares inteiros em 2015.

Por causa da crise financeira da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 2014, o imóvel e todos os bens e equipamentos que servem ao hospital foram transferidos para a União, como forma de quitar parte das dívidas contraídas pela Ulbra com o Governo Federal. Contudo, com a doação oficial do edifício e equipamentos que servem ao hospital, a população terá o funcionamento efetivo dos serviços hospitalares e os melhores equipamentos e mobília para beneficiar a saúde pública de Canoas e as cidades circunvizinhas.

Imagens/Arquivo pessoal