Bondinho de Belém volta a centro histórico no Dia da Criança

PTB Notícias 12/10/2007, 10:46


Nesta sexta-feira (12/10) a nostalgia do início do século passado está de volta e movida a biodiesel.

É a tradição e a modernidade pelos trilhos de Belém.

O prefeito da capital do Estado do Pará, o petebista Duciomar Costa, entrega à cidade mais um diferencial turístico: o Bondinho de Belém, que traz o conceito de preservação ambiental, pois será movido a biodiesel.

Duciomar Costa e o coordenador do projeto, Janari Almeida, desenvolveram, junto com Itacy Caldas e o engenheiro mecânico Miguel Alexandre, o novo sistema a biodiesel, que vai fazer o bonde circular com capacidade para 45 passageiros.

‘É um atrativo a mais para a cidade, complementando a beleza do centro histórico e se transformando em um diferencial’, destacou o prefeito de Belém.

O trajeto do bondinho terá aproximadamente dois quilômetros, segundo Janari Almeida, e deve ser realizado em 30 minutos, a uma velocidade média de 10 a 15 quilômetros por hora, a mesma do antigo sistema elétrico.

A princípio, o bonde vai fazer o percurso turístico aos domingos e feriados, mas a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) estuda a regulamentação do transporte para fazer funcioná-lo também aos sábados.

O condutor do bonde é um motorista habilitado, qualificado pela CTBel, portador de carteira categoria D e que possui no currículo treinamento em trem pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

Ele também contará com um auxiliar.

O preço da passagem foi fixado em R$ 1,00, mas vai ser aceita a meia-passagem estudantil e o passe fácil dos idosos.

A gerência e administração do Bondinho de Belém será compartilhada pela Fumbel, Belemtur e CTBelO bonde funciona com motor biodiesel MWM de seis cilindros e potência de 150 HPs, que trabalha ainda com um reversor hidráulico, capaz de fazê-lo andar tanto para frente como de ré.

O novo sistema a biodiesel foi desenvolvido nos últimos 120 dias.

Segundo o coordenador do projeto, o consumo do motor, nesse período de testes, vem sendo de 3 a 4 quilômetros por litro de biodiesel.

A gerência e administração do Bondinho de Belém será compartilhada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Coordenadoria de Turismo de Belém (Belemtur) e CTBel.

O bondinho terá um guia turístico e um educador de trânsito, que se dividirão nas tarefas de destacar os pontos turísticos do trajeto e a educação para o trânsito.

Serviço Inauguração do Bondinho de Belém.

Dia 12.

10.

07, às 8h, na Estação Gumercindo Rodrigues, esquina da rua 13 de Maio com a avenida 16 de Novembro.

fonte: site da Prefeitura Municipal de Belém (PA)