Braulio Braz demonstra agilidade na Secretaria de Esportes e da Juventude

PTB Notícias 15/02/2011, 17:07

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, deputado Braulio Braz(PTB-MG), presidiu, na última segunda-feira (07/02/2011), a primeira reunião de 2011 do Conselho Estadual de Desportos.

Na ocasião, foi apresentado aos conselheiros o orçamento detalhado da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) para o ano e esclarecidas questões relativas à Bolsa Atleta, à Lei de Incentivo ao Esporte e às cotas-parte cabíveis aos municípios mineiros no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), critério Esportes.

Criado pela lei 18.

030/2009, o ICMS Esportivo oferece uma complementação financeira relativa às atividades esportivas realizadas e é liberado mensalmente.

Treze grupos de atividades são considerados para pontuação no ICMS Esportivo: Programas Sócio-Educacionais, Esporte para Pessoas com Deficiência, Jogos Escolares Municipais, Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi), Atividades de Futebol Amador, Esporte para a Terceira Idade, Xadrez na Escola, Academia na Escola e Outros Programas e Projetos.

À noite, Braulio Braz foi um dos patronos dos agraciados na 48ª edição do Troféu Guará, promovida pela Rádio Itatiaia.

O secretário, que chegou à solenidade acompanhando o governador Antonio Anastasia, entregou o troféu ao prefeito de Nova Serrana, Paulo Cesar Freitas, que recebeu a premiação em nome dos dirigentes, atletas e torcedores do Nacional de Nova Serrana, campeão mineiro da segunda divisão de futebol.

No dia seguinte, terça-feira, o secretário recebeu do prefeito de Ervália, Edson Said Rezende, e da vice-prefeita de Conceição de Ipanema, Simone Marques da Silva, reivindicações de investimentos nos municípios.

Ambos solicitaram, também, a construção de quadras poliesportivas, doação de material esportivo e sediamento de competições dos projetos do Programa Estruturador Minas Olímpica, como o Jogos do Interior de Minas – JIMI 2011 e do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2011.

A participação em programas da SEEJ auxilia os municípios a garantirem cotas-parte do ICMS Esportivo.

Mais tarde, Braulio Braz participou, ao lado do governador Antonio Anastasia, da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Antônio Carlos Doorgal de Andrada.

Durante a solenidade, o governador destacou a importância do Tribunal de Contas no controle dos gastos públicos.

Já na quarta-feira (09/02) pela manhã, o secretário recebeu os prefeitos de Santana do Deserto, Gilson Fraga Granzinoli, e de Pequeri, Raul Salles, que trouxeram diversas solicitações de apoio às iniciativas do município e reivindicações de investimentos.

Em seguida, o deputado esteve com o secretário-geral da prefeitura de Simonésia, Renan Rodrigues, e o vereador, Alessandro Alves Caldeira, para buscar apoio da SEEJ em projetos da cidade.

O vereador Alessandro está otimista com este primeiro contato com Braulio Braz após a sua posse na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, e acredita que renderá bons projetos para Simonésia.

Mais tarde, Braulio recebeu o presidente da Liga de Esportes de Ipatinga, Adiel Fernandes Oliveira, acompanhado dos dirigentes da entidade.

Em seguida, foi a vez da presidente da Federação Mineira de Xadrez (FMX), Luciane Sepúlveda Viana.

Na ocasião, o secretário reafirmou o apoio da SEEJ aos projetos de ambas as entidades.

A última reunião da quarta-feira foi com o prefeito de Santa Bárbara do Monte Verde, Fábio Nogueira Machado, que também trouxe reivindicações de investimentos no município.

Na manhã de sexta-feira (11/02), o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, deputado Braulio Braz, reuniu com o governador Antonio Anastasia e todo secretariado de Estado, no Palácio Tiradentes da Cidade Administrativa Tancredo Neves.

No encontro, o governador apresentou aos secretários planos de investimentos para cada setor nos municípios mineiros.

Braulio Braz, aproveitando a oportunidade, levou a Anastasia as diversas solicitações recebidas na Secretaria de Esportes e da Juventude (SEEJ).

À tarde, em seu gabinete, Braulio Braz recebeu o prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, acompanhado do secretário Municipal de Esportes, Agildo Soares Dutra.

Na ocasião, o prefeito solicitou a inclusão do município na região da Zona da Mata para o sediamento de competições dos projetos do Programa Estruturador Minas Olímpica, como o Jogos do Interior de Minas – JIMI 2011 e do Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG 2011, visto que, atualmente, a cidade faz parte da região do Vale do Aço.

Em seguida, quem esteve na SEEJ com Braulio Braz foi o prefeito de Carmo de Minas, Yuri Vaz de Oliveira.

Na ocasião, ele solicitou ao secretário a implantação do programa Segundo Tempo e reivindicou investimentos no município.

Acompanharam o prefeito: a secretária Municipal de Esportes, Francis Junqueira; o gestor do Órgão Municipal de Assistência Social e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Mauro José da Silva; e o assessor do deputado Estadual Tiago Ulisses, Tiago Bacha.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da assessoria do Secretário Braulio Braz