Braulio Braz luta pela preservação dos recursos minerais de Minas

PTB Notícias 15/09/2007, 17:21


Com o objetivo de aumentar o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e também preocupado em manter um controle das atividades impactantes ao meio ambiente, o deputado estadual Braulio Braz (PTB/MG) apresentou um requerimento à Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) solicitando que no Seminário Legislativo sobre Mineração e Sustentabilidade, que será realizado na Casa, seja debatido o assunto, enfocando as alternativas de solução para os problemas, visto que a mineração gera lucros e benefícios para o Estado, porém, provoca grande dano ambiental, o que demanda medidas apropriadas de prevenção e controle.

Braulio Braz, que é co-autor do projeto, vem lutando para uma melhor atuação no setor, uma vez que a atividade minerária é um segmento muito forte nas sociedades de Minas, pois abrange uma grande variação de tipos de minérios, como: ferro, ouro, chumbo, prata, pedras preciosas, pedras brutas, pedras decorativas, água mineral, bauxita etc.

A utilização desses recursos tem crescido significativamente a cada ano, gerado empregos, renda e desenvolvimento nas regiões em que se localizam.

Por isto, o deputado ressalta que é preciso dirigir os rendimentos tributários dessas ações para distribuir melhor a mineração de recursos para os municípios, pois influenciam diretamente na economia das regiões.

Segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a participação da Indústria Extrativa Mineral (IEM) no PIB Brasileiro foi de 2,57% em 2000, 4,89% em 2005, e 5,95% em 2006.

Dados confirmam que de acordo com recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2007, a Indústria Extrativa Mineral mantém posição de destaque na geração de valor adicionado, na medida em que cresceu 4,1% no primeiro trimestre de 2007, se comparado à igual período do ano anterior.

O parlamentar petebista afirma que é necessário adotar medidas especiais em relação à exploração desses vastos recursos minerais.

Um exemplo recente que aconteceu nos anos de 2006 e 2007, foi o rompimento de barragens de contenção de rejeitos da Mineradora Rio Pomba Cataguases, no município de Miraí.

Além de graves danos ao ecossistema, o acidente provocou prejuízos incalculáveis às populações atingidas.

Agência Trabalhista de Notícias