Braulio Braz promove palestra sobre alterações da Lei Florestal Mineira

PTB Notícias 3/11/2009, 11:01

A convite do deputado estadual Braulio Braz, (PTB-MG) na última semana, o consultor da Gerência Geral de Consultoria Temática de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Júlio Cadaval Bedê, esteve em Muriaé para proferir uma palestra sobre alterações da Lei Florestal Estadual, com enfoque na recomposição de reserva legal, no auditório do Centro Cultural e Turístico Regional, Dr.

Pio Soares Canêdo.

Braulio Braz já teve aprovada uma emenda de sua autoria, feita ao projeto de lei nº 2.

771/2008, que altera a Lei Florestal Estadual nº 14.

309.

Ele acrescentou a referida lei, que a recomposição de reserva legal em propriedades com área total até 30 hectares ou, quando localizada no polígono das secas (região norte de Minas), de até 50 hectares, poderá ser utilizada como pioneira espécie florestal de interesse econômico desde que a taxa de ocupação do solo seja de no máximo 50% da área a ser recomposta, em plantio não concentrado e realizado em consórcio com espécies nativas, e que a exploração comercial da espécie florestal de interesse econômico seja conduzida sob manejo de baixo impacto e limitada a um ciclo de produção.

O disposto no artigo poderá ser aplicado a propriedade ou posse rural com área total superior aos tamanhos estabelecidos, limitada a taxa de ocupação de solo pelas espécies florestais de interesse econômico a 40% da área a ser recomposta.

Durante a palestra, o petebista pronunciou para os presentes.

“É um prazer receber todos vocês aqui.

Tenho certeza de que muitos de nós, amigos e produtores rurais, não tínhamos informações sobre essas alterações.

Por isso, promovi essa palestra, para informá-los e para que vocês estejam realmente legais com as suas propriedades, pensando no futuro, em estarmos mais organizados e coerentes com a realidade da nossa vida, com o meio ambiente e com a lei.

Agradeço ao Julio, que como técnico da Assembléia, dá suporte a nossa caminhada política”.

Mais de 70 pessoas estiveram presentes na palestra, dentre eles: o prefeito José Braz, o vice, Aloísio Navarro de Aquino e secretários municipais; produtores rurais de Muriaé e região; Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater); Instituto Estadual de Florestas (IEF); Unidade Regional Colegiada da Copam (URC); Comitê de Bacia Hidrográfica; Associação do Parque Estadual Serra do Brigadeiro; Polícia Ambiental, dentre outras.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Braulio Braz (PTB-MG)