Braulio Braz requer voto de congratulações pelos 70 anos da Fafich

PTB Notícias 22/05/2009, 14:06

No dia 21 de abril, a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), incorporada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comemorou 70 anos de fundação.

Ciente da importância dessa instituição para a sociedade acadêmica do Estado, o deputado estadual Braulio Braz (PTB/MG) requereu voto de congratulações a Faculdade pelo decurso de suas sete décadas de existência.

Desde sua fundação em 1939, a Fafich já representava a concretização do sonho de intelectuais mineiros das áreas de Filosofia, Letras, Matemática e Ciências Naturais e Sociais.

Em 30 de outubro de 1948, a Faculdade de Filosofia foi incorporada à Universidade Federal de Minas Gerais e ganhou nova sede, situada no Edifício Acaiaca, no centro de Belo Horizonte.

Os anos 60 marcaram a história da faculdade.

No início da década ela foi transferida para o bairro de Santo Antônio, onde viveu seu período de maior efervescência política e cultural.

Com a Reforma Universitária, em 1968, passou a chamar-se Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

Instalada no Campus da Pampulha desde janeiro de 1990, a Fafich conta atualmente com seis departamentos acadêmicos: Ciência Política, Comunicação Social, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia e Antropologia.

A faculdade oferece cursos de graduação em Ciências Sociais, Comunicação Social, Filosofia, História e Psicologia; Mestrados em Ciência Política, Comunicação Social, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia; doutorados em Ciências Humanas: Sociologia e Política, em Filosofia e em História; além de cursos de especialização.

A Fafich abriga ainda o Centro de Estudos Mineiros e o Ciclo Introdutório às Ciências Humanas, além de vários núcleos interdisciplinares de pesquisa.

Agência Trabalhista de Notícias