Brito cobra medidas para preparar o país para envelhecimento da população

PTB Notícias 28/10/2015, 19:20


Ao citar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram a inversão da pirâmide etária a partir de 2030, com o aumento do número de idosos no Brasil, o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, Antonio Brito (PTB-BA), afirmou ser necessário dar mais ênfase às políticas públicas que beneficiam essa parcela da população.

Segundo o IBGE, em 2020, a participação relativa dos jovens no conjunto da população brasileira deverá diminuir, enquanto a das pessoas com mais de 70 anos de idade deverá aumentar.

Além disso, a expectativa de vida, que era 71,57 anos em 2014, deve alcançar 78,64 anos em 2030 – sendo 75,28 anos para os homens e 82 anos para as mulheres.

Brito afirma que é necessário criar ações preventivas que sejam capazes de evitar problemas causados pelo envelhecimento da população.

“É preciso que trabalhemos cada vez mais com políticas públicas voltadas para prevenir situações que podem ocorrer lá na frente: a questão da Previdência Social, a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, que estão crescendo por causa do envelhecimento da população.

Há também a situação da população pobre que não trabalhou e, ao envelhecer, não tem recursos e precisa ser inserida em programas de transferência de renda, ou até mesmo receber benefícios de prestação continuada”, exemplificou.

As declarações do parlamentar trabalhista foram feitas depois do seminário “Valorização da Família”, promovido pela Comissão de Seguridade Social na quarta-feira passada (21/10/2015), no qual foram debatidas formas de apoiar a família.

“Hoje, em muitos casos, o idoso voltou a ser o chefe da família, por causa do desemprego dos mais jovens.

O idoso, com sua aposentadoria ou benefício, tem mantido os netos e ajudado a pagar as despesas da casa.

O idoso está atuando na sua família e no mercado de trabalho”, destacou Antonio Brito.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: Antonio Augusto/Câmara dos Deputados