Brito quer discutir problemas da pediatria no SUS e nos planos de saúde

PTB Notícias 26/05/2014, 15:08


A situação da pediatria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e da saúde suplementar é o tema da audiência pública que a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoverá nesta terça-feira (27/5/2014), às 14h30.

A audiência ocorrerá no plenário 7.

O deputado Antonio Brito (PTB-BA), que sugeriu a realização do debate, destaca a falta de profissionais na área de pediatria e a baixa remuneração desses especialistas, principalmente se comparada a outras áreas da medicina.

Ele também alerta para a falta de condições adequadas de trabalho e o número excessivo de atendimentos por jornada dos pediatras, e aponta ainda uma dificuldade na relação entre esses médicos e os planos de saúde.

Outro dado preocupante apresentado por Brito é relativo às universidades.

“Notícias dão conta do declínio na procura de médicos formandos por essa especialidade para as residências médicas, podendo levar a uma diminuição do número de profissionais, o que se torna um fator de preocupação ainda maior para o futuro”, afirma.

Foram convidados para o evento:- o gerente geral de Regulação Assistencial da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Teófilo José Machado Rodrigues;- o diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), José Cechin;- o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo da Silva Vaz; e – um representante do Ministério da Saúde ligado à área da saúde infantil.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência Câmara NotíciasFoto: Lucio Bernardo Jr.

/Câmara dos Deputados