Busato afirma que desmembramento do Crea pode estar próximo

PTB Notícias 14/06/2009, 12:34


A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, presidida pelo petebista Sabino Castelo Branco, irá realizar nos próximos dias uma pesquisa para saber a opinião dos arquitetos sobre o projeto de lei que cria o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

A informação foi dada pelo deputado federal Luiz Carlos Busato, do PTB gaúcho, em encontro na Ulbra com profissionais, professores e alunos de Arquitetura.

O resultado positivo da pesquisa poderá sacramentar o desmembramento dos arquitetos junto ao Crea, proposta que há anos vem sendo debatida e que conta com cabos eleitorais do porte de Oscar Niemeyer.

De acordo com Busato, que é relator do projeto na Comissão, a criação do Conselho próprio está próxima de se concretizar, apesar da ansiedade de muitos profissionais.

O parlamentar do PTB gaúchoafirmou que precisa de mais elementos para definir a criação do Conselho.

“Temos uma pesquisa com 75% de aprovação pelo CAU, no entanto recebo diariamente e-mails de arquitetos que tem uma opinião contrária e desqualificam os critérios utilizados no levantamento”, comenta.

Busato se refere à pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (Confea), que ouviu cerca de dois mil arquitetos no Brasil.

No entanto, o deputado vem encontrando dificuldades para efetuar o levantamento, pois o Crea não estaria disposto a liberar o cadastro de arquitetos filiados.

Mesmo assim, Busato garante que vai obter a lista com os contatos.

“Vamos exigir o acesso aos dados ainda essa semana e dentro de 15 a 20 dias realizaremos a pesquisa”, prometeu.

De acordo com ele, o trâmite será rápido, visto que o projeto precisa apenas ser aprovado nas Comissões e não precisa ir a plenário para votação.

fonte: jornal Correio de Notícias (RS)