Busato apresenta projetos para ponte entre Tramandaí e Imbé(RS)

PTB Notícias 22/01/2014, 8:47

O primeiro passo para a concretização de um desejo de duas cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul há mais de 20 anos foi dado na tarde de anteontem, 20/01.

Três alternativas de traçado para a construção de uma nova ponte entre Tramandaí e Imbé foram apontadas em reunião no gabinete do prefeito de Imbé, Pierre Emerim, com representantes da prefeitura de Tramandaí, do governo do Estado e da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Conforme o cronograma apresentado no encontro, o processo licitatório será aberto hoje para que a homologação da licitação ocorra em março e, em abril, seja feita a contratação da empresa que fará o projeto – a ser definido em audiência pública no início do segundo semestre.

“A previsão é que o projeto executivo da alternativa escolhida seja entregue em outubro deste ano”, afirmou o secretário estadual de Obras Públicas do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato (PTB-RS).

O estudo técnico e de viabilidade da obra custará aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Entre as opções de traçado da nova travessia, está a passagem da antiga Ponte da Sardinha, que ficava a 200 metros da beira-mar e que foi demolida em 2002.

Esta é a preferência dos prefeitos Emerim e Edegar Rapaki, de Tramandaí.

“É a solução mais rápida e de fácil aprovação, pois seria a menor distância entre as cidades”, enfatiza Emerim.

Segundo ele, a solução seria a construção de uma ponte estaiada, que promoverá acesso para barcos e esportes náuticos.

“Queremos que a travessia contemple ainda um rebaixo para que mantenhamos a pesca da sardinha”, lembra.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do portal Diário de Canoas