Busato é eleito Cooordenador do Conselho Gestor da Política de Irrigação

PTB Notícias 23/12/2013, 19:56

O Conselho Gestor da Política Estadual que irá administrar o Plano de Irrigação do Rio Grande do Sul – que foi institucionalizado pela Lei 14.

328 em outubro deste ano – elegeu por unanimidade o nome do secretário de Obras Públicas, o petebista Luiz Carlos Busato para coordenar o primeiro ano de trabalho.

Eleito, Busato já presidiu a primeira reunião doConselho, em que foi escolhido o Engenheiro e Coordenador do PIUMA, Paulo Paim, como Secretário Executivo do Conselho.

Durante a reunião, também foram apresentados às Secretarias e entidades do setor o Plano Diretor de Irrigação no Contexto dos Usos Múltiplos da Água do RS e o Programa Irrigar é a Solução.

De acordo com o novo coordenador, as três secretarias SOP, SDR e SEAPA, unidas através do conselho, terão a oportunidade de trabalharem em conjunto para proporcionar o restabelecimento da infraestrutura hídrica do Estado que ajudará na recuperação e conservação dos solos na agricultura e áreas degradadas, garantindo a qualidade das águas, investindo em ações permanentes de aperfeiçoamento no que diz respeito a irrigação.

“As secretarias que fazem parte deste conselho têm ações neste contexto de irrigação, por isso a importância de estarmos juntas”, afirmou.

Entre as ações do Plano Diretor de Irrigação está o combate, a prevenção e a administração das consequências ocasionadas pela seca e estiagem, a conservação e uso racional das águas e avaliar e indicar novas técnicas de produção irrigada e de uso sustentável da água nos sistemas produtivos de suínos, aves, gado leiteiro e de corte.

fonte: site do PTB – RS