Busato faz palestra em Encontro da Secretaria de Obras Públicas no RS

PTB Notícias 9/03/2009, 13:22


O Deputado Federal Luiz Carlos Busato (PTB/RS) foi um dos palestrantes do Encontro Estadual da Secretaria das Obras Públicas, realizado na sexta-feira, 06/03, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, na capital gaúcha.

Na ocasião, Busato explanou sobre as conclusões emitidas pela CPI do Cárcere, o qual participou efetivamente como membro da comissão.

Sobre o Presídio Central, salientou que os melhoramentos realizados pela governadora Yeda Crusius, como a construção de novas galerias, entre outras obras, foi resultado da visita da CPI ao Estado, levantando diagnósticos e garantindo as melhorias.

Para o parlamentar, o RS não deveria constar em primeiro lugar no ranking dos piores presídios do Brasil, como aponta o relatório.

Citou o exemplo de Belo Horizonte, numa situação mais grave, onde os detentos dominam desde a entrada do portão ao interior do presídio, onde os policiais não têm domínio, num comparativo com o Central de Porto Alegre, onde apenas a galeria C é a de maior periculosidade.

Destacou o presídio do Distrito Federal como “modelo de presídio”, citando que o planejamento arquitetônico é de forma horizontal, e construído por módulos, evitando os problemas vivenciados pela superlotação nos presídios brasileiros.

O parlamentar entregou à diretora geral da secretaria, Engenheira Rosi Bernardes, a cópia do projeto arquitetônico do presídio modelo, e do relatório conclusivo da CPI.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Jornal Correio de Notícias