Cabo de Santo Agostinho comemora 130 anos com grande festa

PTB Notícias 10/07/2007, 10:29


O município de Cabo de Santo Agostinho – administrado pelo petebista Lula Cabral – acordou, no dia de seu aniversário (09/07), com uma agenda de compromissos oficiais nunca visto antes.

Um dia inteiro de atividades entre o Governo Municipal e Estadual que começou logo cedo, com a comitiva da prefeitura aguardando a chegada do governador Eduardo Campos, que veio instalar a sede do Governo de Pernambuco no município.

A comitiva do Governo do Estado, a mesa diretora da Assembléia Legislativa e deputados federais de Pernambuco subiram a ladeira da Rua Doutor Antônio de Souza Leão, para em frente à Prefeitura, cantarem os hinos do Brasil, de Pernambuco e do Cabo, acompanhados pela Filarmônica XV de Novembro Cabense.

Prefeito e governador descerraram a placa que marcou o dia em que o Cabo foi capital de Pernambuco.

A banda Marcial Clarins Independentes fez uma apresentação abrilhantando ainda mais a solenidade.

Em seguida, as comitivas municipal e estadual se dirigiram ao Pátio do Mercadão, onde foi realizada a transferência da sede do Governo do Estado de Pernambuco para o Cabo, lançado o selo dos correios dos 130 anos da cidade, anunciadas obras e entregues os colares do mérito a personalidades que contribuem ou contribuíram no passado com o desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho.

O primeiro a receber o colar foi o governador Eduardo Campos e em seguida foi a vez do vice-governador, João Lyra Neto.

Após a entrega dos colares, o deputado federal José Múcio (PTB/PE) foi convidado a fazer os agradecimentos pelo reconhecimento em nome da bancada federal do Estado.

O deputado Guilherme Uchoa também se pronunciou pelos parlamentares de Pernambuco.

O prefeito Lula Cabral, por fim, lembrou que o dia 9 de julho de 2007 ficaria marcado para os cabenses, porque foi a primeira comemoração dos 130 anos com a sede do Governo do Estado instalada no município.

“Estamos vendo hoje se aproximar a concretização de sonhos antigos como o abastecimento de água para a Região Metropolitana, o Terminal Rodoviário”, comemorou Lula Cabral.

O prefeito pediu que também fosse resolvido o problema da falta de saneamento básico no município, ressaltando que o Cabo possui apenas 19% de área saneada, inclusive faltando saneamento no Centro.

“Vamos conseguir o saneamento porque o presidente Lula conhece a necessidade.

Já são 160 obras realizadas nesta gestão, Inclusive hoje, estaremos inaugurando uma escola-modelo que tem 17 salas de aula, auditório, quadra poliesportiva para que as crianças tenham conforto para assistir às aulas”, destacou.

O governador Eduardo Campos, ressaltou a importância das comemorações: “É grande a satisfação de estar aqui hoje nos 130 anos de uma cidade que esteve sempre na cena política do Estado.

Uma cidade com história de luta.

O Cabo faz 130 anos no melhor momento que a nação vive.

No momento em que a população olha para o futuro com esperança e certeza”, arrematou.

Sobre as obras da adutora de Pirapama que tiveram seu edital de licitação lançado naquele momento, acrescentou o governador que apesar das dificuldades do estado no quesito recursos hídricos, é no Cabo que existe a maior barragem que o Estado abriga e por este motivo não se justificaria que sua população fique sem água, uma vez que a capacidade que será atingida com as obras de 5 metros cúbicos por segundo é o suficiente para atender o déficit da Região Metropolitana.

“Conseguimos uma emenda no OGU para esta obra o que garante já 1/3 do empreendimento e mais 2/3 dos recursos são do BNDES”, adianta.

O Saneamento Básico para os bairros do Centro, São Francisco, Enseada dos Corais e Itapuama foi também anunciado pelo governador.

Os recursos para as obras, adianta, serão contratados na próxima quinta-feira (12/07), na vinda do presidente Lula a Pernambuco.

Foi anunciada ainda a renegociação com a Caixa Econômica Federal para novas linhas habitacionais na Charnequinha, Vila Esperança, Chiato do Rato, Favela do Maruim e em Ponte dos Carvalhos, fazendo a retomada de projetos de habitação.

O secretário das Cidades, Humberto Costa, fez o anúncio oficial dos recursos para urbanização dessas áreas, oriundos do Governo Federal, a serem executados através da Companhia Estadual de Habitação (Cehab).

O projeto do Terminal Público de Passageiros com sistema integrado de passageiro foi outra importante obra anunciada.

“Vai facilitar a vida dos que moram em Ipojuca e no Cabo sem que dessarume a Região Metropolitana nessas áreas, uma vez que estão todos pensando que precisam morar aqui e podendo gerar mais problema de infra-estrutura”, disse o governador, acrescentando que na quinta-feira, estaria apresentando ao presidente Lula a sugestão de levar o VLT (Veículos Leves Sobre Trilhos) até o Porto de Suape, com o valor e o custo já definido, utilizando a velha linha do trem e sem desapropriação, com um custo que pode ser até um décimo do que custo uma linha do metrô do Brasil.

“Temos certeza que desta forma estamos comemorando bem os 130 anos do Cabo”, finaliza.

O governador ressaltou ainda que até dezembro, estaria sendo concluída as obras de duplicação da BR-101.

A lista completa dos homenageados incluiu ainda o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchoa; deputado estadual Everaldo Cabral; Juiz e diretor do Fórum Dr.

Humberto da Costa Soares, Rafael de Meneses; presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Paulo; vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes; vereador e presidente da Câmara, Gesse Valério; deputado federal, José Múcio; deputado federal Fernando Ferro; secretário de Turismo do Estado, José Chaves; deputado federal, Maurício Rands; deputado federal, Eduardo da Fonte; deputado estadual, José Queiroz; secretário das Cidades, Humberto Costa; além de ex-prefeitos das décadas de 70 em diante, a primeira mulher vereadora do Cabo, Efigênia Oliveira; presidente da Fiepe, José Jorge Corte Real; ex-secretário municipal, Antônio João Dourado; presidente estadual do PRP, Ernesto de Paula Barreto e o diretor regional do Senai, Antônio Carlos Maranhão.

Agência Trabalhista de Notícias