Cabo (PE) investe em apicultura e incentiva produtores de mel

PTB Notícias 1/01/2012, 12:11

A Prefeitura da cidade pernambucana de Cabo de Santo Agostinho, administrada pelo petebista Lula Cabral, através da Superintendência de Desenvolvimento Rural, desenvolve, em parceria com o Banco do Brasil, um projeto de apicultura que visa incentivar e desenvolver mais a produção de mel no município.

O Programa DRS – Apicultura da Zona da Mata (Desenvolvimento Rural Sustentável) realiza uma ação semanal de assistência técnica, com o objetivo de dar um maior apoio aos 32 apicultores cabenses.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, a Prefeitura tem investido bastante na apicultura.

“A gente procura dar o incentivo através de capacitação e cedendo equipamentos para que o homem do campo possa fazer o que ele gosta e produza cada vez mais e melhor.

E vale lembrar que nós temos um dos melhores meles de Pernambuco”, declarou o secretário.

Um corpo de técnicos agrícolas e zootecnistas orienta os apicultores cabenses sobre instalação, manutenção e limpeza de apiários, colheita do mel, beneficiamento e envasamento.

Os produtores também dispõem de uma unidade móvel para o processamento do mel.

Segundo o gerente de agricultura, Erandi Francisco da Silva, eles mantêm uma articulação direta com os canais de comercialização.

“Parte do mel produzido é vendida no comércio local e a outra é comprada diretamente pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)”, afirmou ele.

O trabalho de incentivo aos produtores de mel desenvolvido pela Prefeitura do Cabo, rendeu ao prefeito Lula Cabral, no final de novembro, o Prêmio de Prefeito Empreendedor, na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural.

A premiação foi entregue pelo Sebrae, durante a 8ª edição do Prêmio Governador Barbosa Sobrinho, ocorrido no Recife.

fonte: site da Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE)