Cafeteira diz que muitos desconhecem a obra política de Vargas

PTB Notícias 30/08/2007, 13:13

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29/8), em Plenário, o senador Epitácio Cafeteira, do PTB do Maranhão, disse estar perplexo “ante o desconhecimento da figura de Getúlio Vargas por considerável parcela da população brasileira”.

A avaliação foi feita durante sessão especial, realizada durante a primeira parte da sessão plenária, pela passagem dos 53 anos da morte do ex-presidente da República, que cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954.

– Ainda mais grave que o fato em si, que já seria motivo de justa consternação, é a certeza de que se generaliza entre nós o desapreço em relação ao passado, perigoso fenômeno que atinge, preferencialmente, os mais jovens – lamentou Epitácio Cafeteira, ao comentar uma pergunta feita a ele por um médico há 15 dias, interessado em saber o que Getúlio Vargas havia feito pelo Brasil.

O senador pelo PTB do Maranhão disse ter a sensação de que tudo conspira para que as pessoas, sobretudo as mais jovens, suponham viver um permanente presente, como se o passado não tivesse importância e como se o futuro não estivesse em cogitação.

Essa realidade desumanizadora, segundo ele, acaba por incentivar atitudes de acirrado individualismo, “meio caminho andado para a visão egoísta da vida e do mundo”.

– Será que a escola não está conseguindo cumprir um de seus mais importantes papéis, ao ensinar aos alunos que o viver é uma experiência coletiva, socialmente partilhada, e é justamente isso o que confere sentido à vida? Ou será que nós, homens públicos, partidos políticos e instituições, também fracassamos sob esse aspecto? Quem sabe os meios de comunicação, hoje tão mais imprescindíveis do que ontem, esqueceram que sua missão é também informativa ? – perguntou Epitácio Cafeteira, Líder do PTB no Senado Federal.

fonte: Agência Senado