Cafeteira será o relator do processo contra Renan Calheiros no Senado

PTB Notícias 6/06/2007, 13:12


O Conselho de Ética do Senado instalou nesta quarta-feira, 06, o processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O objetivo é investigar se houve irregularidade na relação com o lobista Cláudio Gontijo, que intermediava o pagamento de contas pessoais do senador.

O relator do processo proposto pelo PSOL será o senador Epitácio Cafeteira, do PTB do Maranhão e Líder do partido no Senado.

O presidente do Senado já explicou que utilizava Gontijo apenas como intermediário para fazer repasses à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha de três anos.

E negou que tenha usado recursos de terceiro, sobretudo da empreiteira Mendes Júnior, contratante de Gontijo.

O conselho tinha a prerrogativa de arquivar imediatamente a representação do PSOL contra Renan caso concluísse que não havia justificativas para as investigações.

Renan tem agora o prazo de cinco sessões para encaminhar sua defesa ao conselho depois que receber oficialmente a representação do conselho.

O senador Epitácio Cafeteira terá que apresentar voto ao conselho no qual poderá sugerir o arquivamento do processo contra Renan ou defender a sua tramitação.

Agência Trabalhista de Notícias (com agências)