Câmara de Porto Alegre (RS) homenageia os 70 anos de fundação do PTB

PTB Notícias 22/05/2015, 17:36


A Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) homenageou, na quinta-feira (21/5/2015), a passagem dos 70 anos de fundação do PTB.

O partido foi criado pelo presidente Getúlio Vargas em 15 de maio de 1945.

A homenagem foi proposta pelo vereador Cassio Trogildo (PTB).

O 1º vice-presidente da Casa, vereador Paulo Brum (PTB), presidiu a sessão.

Trogildo saudou a militância e os integrantes do partido e recordou as origens do PTB.

“Ele surgiu na busca das reformas sindicais, dos direitos dos trabalhadores e da criação dos movimentos sindicais”, disse.

Para o vereador, o tema solidariedade é uma palavra que representa o PTB, que, como atestou, cuida do povo do Brasil nas cidades e nos estados onde atua.

“Em Porto Alegre, participamos, há muito tempo, dos movimentos sociais, principalmente nos movimentos estudantis.

” Ele ressaltou que o PTB possui representação ativa no trabalho comunitário e participa de movimentos diversificados e representativos de todas as categorias.

“Qualificamos as bandeiras dos movimentos sociais para que elas sejam, cada vez mais, democráticas e relevantes”, afirmou, projetando uma maior representatividade do partido no futuro da política.

O presidente do PTB de Porto Alegre, deputado estadual Maurício Dziedricki, falou sobre a nova forma de encarar a política no Estado, “com solidariedade e apoio aos cidadãos gaúchos”.

Ele lembrou de todos os setores em que o PTB está presente, como o PTB Mulher e os Conselhos Estudantis.

“Temos o dever de ser transparentes e honestos, e estas palavras, nós, do PTB, buscamos todos os dias”, disse.

Dziedricki recordou das lutas dos petebistas Getúlio Vargas e Sérgio Zambiasi pela democracia e pela “boa política” e concluiu sua fala parabenizando o vereador Cassio Trogildo pela proposta de homenagear os 70 anos da legenda.

O deputado estadual Ronaldo Santini (PTB) disse que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, da qual é 1º vice-presidente, também confere reconhecimento aos serviços prestados pelo partido ao Brasil.

“Passa um filme em nossas cabeças, pois todos de uma certa forma tiveram lutas árduas à frente do PTB”, afirmou.

O deputado lembrou de suas lutas estudantis em nome do PTB e destacou que se orgulha de fazer parte da “família petebista, que traz e trará grandes conquistas para os brasileiros”.

Ao final da homenagem, Cassio Trogildo concedeu diploma alusivo aos 70 anos aos dirigentes do PTB, que tem quatro vereadores na Câmara Municipal de Porto Alegre: Carlos Casartelli, Cassio Trogildo, Elizandro Sabino e Paulo Brum.

Participaram da mesa da homenagem o diretor geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Everton Braz; o delegado Ranolfo Vieira Júnior; a presidente do PTB Mulher de Porto Alegre, Tanise Pazzim, e Carlos Vargas, representante da Executiva estadual do partido.

ExemploEm nome do PP, o vereador Kevin Krieger homenageou os trabalhistas.

O parlamentar exibiu um livro que foi repassado de seu bisavô para seu avô, o ex-senador Daniel Krieger, que contém um recado escrito de próprio punho por Getúlio Vargas, fundador do PTB, conclamando o antepassado de Krieger à luta em 1923.

“Isso mostra a história de Getúlio Vargas, que é a história do PTB, a história dos cidadãos e dos partidos do Rio Grande do Sul”, afirmou.

Kevin comentou que, embora seu avô tivesse passado pela União Democrática Nacional (UDN) e pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), sempre houve respeito entre as partes.

“Inclusive, o PTB inspirou o PP a ter militância na periferia aqui em Porto Alegre.

O PTB é um exemplo”, destacou.

AlicercePara o vereador Clàudio Janta (SD), o PTB deu simplesmente “o melhor presente aos trabalhadores do Brasil nos últimos 10 anos” ao tentar acabar com o fator previdenciário por meio de emenda do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

“Do jeito que a coisa estava, daqui a pouco ninguém mais iria se aposentar, pois não valeria a pena”, comentou.

Além disso, Janta atribuiu ao PTB, por meio de Getúlio Vargas, a criação de instituições fundamentais para o Brasil, como a Petrobras, a Eletrobras e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Getúlio permitiu que trabalhadores tivessem seu alicerce a partir da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, frisou.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Câmara Municipal de Porto AlegreFoto: Vicente Carcuchinski/CMPA