Câmara dos Deputados Federal aprova o Estatudo da Juventude

PTB Notícias 7/10/2011, 8:31


Aprovado, nesta última quarta-feira, 05/10/2011, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o Estatuto da Juventude que determina princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para a faixa etária de 15 à 29 anos.

Um dos pontos do Estatuto é a proibição de propagandas de bebidas com qualquer vínculo alcoólico quando tiver a participação de jovem menor de 18 anos.

A temática em torno das bebidas alcoólicas ainda faz parte dos direitos de atenção à saúde, cuja política deverá ter como uma das diretrizes a garantia de inclusão do tema no currículo escolar.

Entre os assuntos a serem tratados pelos professores destacam-se os relativos ao consumo de álcool, drogas, às doenças sexualmente transmissíveis, o planejamento familiar e o impacto da gravidez, seja planejada ou não.

“Depois de ficar parada na Casa por sete anos, conseguimos aprovar essa importante matéria para a juventude brasileira.

O consenso de todos os deputados foi fundamental para a sua criação”, ressaltou o deputado federal Eros Biondini (PTB).

Também nesta quarta-feira foi celebrado no Congresso Nacional o Outubro Rosa, um movimento mundial de mobilização para a detecção precoce do câncer de mama.

Juntos o câncer do colo do útero e o de mama, matam anualmente mais de 400 mil mulheres em todo o mundo, no Brasil morrem 30 mulheres por dia somente do câncer de mama.

A Lei Federal nº 11.

664/08, garante que as mulheres a partir de 40 anos realizem o exame de mamografia no SUS, mas mesmo assim a lei não é assegurada e um dos objetivos do Outubro Rosa é chamar a atenção para a realização do exame que é a melhor forma de detectar o câncer na mama.

“Alertar todas as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama é importantissimo para que essa doença não se alastre cada vez mais”, afirma o dep.

Eros que lembrou ainda que com um diagnóstico rápido e com um tratamento eficaz, 95% dos casos são curados.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da Agência Câmara