Câmara dos Deputados presta homenagem aos 70 anos do PTB

PTB Notícias 13/05/2015, 16:48

A Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada nesta quarta-feira (13/5/2015), prestou homenagem ao Partido Trabalhista Brasileiro pelos seus 70 anos de fundação, a serem celebrados nesta sexta (15).

Na solenidade, o PTB lançou oficialmente o selo e carimbo comemorativo pelo aniversário da legenda, destacando as sete décadas de história do PTB, marcada por lutas e vitórias em prol do progresso do Brasil.

Após a sessão solene, foi inaugurada, na Casa, uma exposição sobre os 70 anos do PTB e a entrega de livros destacando a trajetória da legenda.

A sessão solene foi aberta pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que além de ter dito que fazia questão de comparecer pessoalmente à homenagem, afirmou que no passado já foi filiado ao PTB.

“Fiz questão de estar aqui pessoalmente para trazer de viva voz a nossa alegria de poder estar aqui neste plenário, celebrando os 70 anos do PTB, nosso velho de guerra, ao qual em um momento da minha vida já fui filiado.

É uma alegria, uma honra receber os membros do PTB nesta Casa, todos vocês que compõem a militância e direção do PTB no Brasil inteiro, sejam bem-vindos.

Aqui é o lugar que vocês merecem estar, e nós nos sentimos honrados por vocês terem escolhido a Câmara dos Deputados para que pudessem comemorar os 70 anos, nesta sessão histórica para todos nós.

Que nós possamos ter muitos e muitos anos de PTB aqui e na política brasileira”, disse Eduardo Cunha.

Após a exibição de um vídeo institucional que detalhava as principais bandeiras e ações do partido durante esses 70 anos de história, a presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ), fez um pronunciamento na tribuna da Câmara, e além de fazer uma saudação especial a todos os que compareceram à sessão, destacou o legado construído pelo presidente da República Getúlio Vargas, patrono do PTB.

Cristiane falou sobre a importância política e as realizações desenvolvidas pelo partido e por líderes trabalhistas em prol do crescimento e fortalecimento do Brasil como nação.

Alguns dos ícones trabalhistas destacados por Cristiane Brasil foram Getúlio Vargas, João Goulart, Alberto Pasqualini, San Tiago Dantas, Ivete Vargas, Paiva Muniz e Roberto Jefferson, hoje presidente de honra do PTB.

“Com a liderança inconteste e sempre corajosa de Roberto Jefferson, o PTB reafirmou suas principais crenças e, sem sombra de dúvida, mudou o curso da história, atuando como um amigo fiel do povo brasileiro, mesmo nos momentos em que nenhuma outra voz se levantava.

É por essa história, que corre em minhas veias, aliás, que corre em nossas veias trabalhistas, que seguimos entusiasmados para perseverar na luta pelas reformas de que o Brasil e o nosso povo precisam a fim de resgatar velhas dívidas sociais, bem como vencer os novíssimos desafios da economia do conhecimento e da sociedade da informação”, afirmou.

No seu discurso, Cristiane ressaltou também que, ao longo desses 70 anos, o PTB caminhou lado a lado com a sociedade, batalhando pelo fortalecimento da economia, pelo desenvolvimento social e político dos brasileiros, especialmente, destacou a presidente, “daqueles que, com o suor do seu rosto, nos postos mais humildes da vida nacional, contribuem para o progresso e o bem-estar gerais”.

“Afinal, foi essa a grande lição que aprendemos com o exemplo da vida e do sacrifício de Getúlio: reconhecemos, defendemos e promovemos a primazia do trabalho como símbolo da dignidade humana e genuína fonte criadora da riqueza material e do progresso.

Nada mais justo, portanto, que assegurar ao trabalhador, sua participação nos seus frutos”, disse.

Participaram do evento a presidente nacional do PTB, deputada Cristiane Brasil (RJ); o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), autor do requerimento da sessão; o vice-presidente nacional do PTB, deputado Benito Gama (BA); os secretários Norberto Martins (primeiro-secretário) e Honésio Ferreira (Comunicação); o primeiro-tesoureiro, Luiz Rondon; o secretário de Mobilização Nacional e Articulação Política, Anderson Xavier; o presidente da Juventude do PTB, Adriano Stefanni; membros da Executiva Nacional, deputados, senadores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças e militantes do partido.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), e parlamentares de diversas agremiações prestigiaram o evento.

Os Correios foram representados pelo diretor regional adjunto em Brasília, Jaime Gomes Cardoso.

Agência Trabalhista de Notícias (ELM e Felipe Menezes)Fotos: Zeca Ribeiro e Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados; Felipe Menezes/AscomPTB