Câmara pode votar projeto de Izar que cria Fundo para Florestas Plantadas

PTB Notícias 19/11/2007, 14:08


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados se reúne na próxima quarta-feira (21/11), e pode votar, entre outras propostas, o Projeto de Lei 1546/03, de autoria do deputado federal Ricardo Izar, do PTB de São Paulo.

O projeto do deputado petebista cria o Fundo Nacional de Apoio às Florestas Plantadas.

O objetivo do projeto de Ricardo Izar é estimular projetos de reflorestamento e a produção de madeira certificada e seus derivados.

De acordo com o petebista, a medida permitirá a expansão do setor de florestas plantadas de 5 milhões de hectares para 11 milhões.

Outro benefício, segundo Ricardo Izar, será o aumento das exportações de produtos madeireiros.

O autor da matéria chama a atenção para um documento, elaborado por representantes do setor, que constata ser ainda modesta a participação do Brasil no mercado mundial com relação à produção originada de plantações florestais.

Essa produção inclui produtos como celulose e papel, produtos siderúrgicos, carvão vegetal, móveis e sólidos de madeira.

Segundo o estudo, embora apresente potencial para assumir uma posição de destaque no comércio internacional, o País detém apenas 1,5% do mercado mundial.

Em contrapartida, os representantes do setor citam países como o Canadá, que possui 20%, e os Estados Unidos, com 11% do mercado.

O relator do projeto, deputado Zonta (PP-SC), apresentou parecer favorável à proposta, com as modificações feitas pela Comissão do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.

fonte: Agência Senado