Campos faz alerta sobre tragédias decorrentes de mudanças climáticas

PTB Notícias 11/03/2009, 21:54


Em pronunciamento no Plenário da Câmara, o Deputado Jefferson Campos (PTB-SP),abordou a questão das tragédias e catástrofes naturais que vêm ocorrendo provocadas por mudanças climáticas.

“Os noticiários relatam quase que diariamente os acontecimentos trágicos do mundo, que geralmente estão relacionados ha não preservação do homem ao nosso planeta seu habitat natural.

Quem não se lembra do terremoto que quase devastou a cidade do México deixando um saldo de centenas de mortos e milhares de desabrigados o furacão Katrina que devastou o litoral americano, e tantos outros? No estado de Santa Catarina, o Brasil viveu no ultimo final de ano seu maior desastre climático da historia, milhares de pessoas desabrigadas, dezenas de mortes ocasionadas pelas enchentes e desabamentos causados pelas chuvas.

Também foi assim em proporções menores mais com o mesmo poder devastador, neste inicio de ano no estado de São Paulo e Minas Gerais”, lembrou o Deputado.

Jefferson Campos afirmou que estes desastres nos deixam lições e provocam reflexões acerca dos fenômenos naturais e a relação do homem na preservação do mundo.

“Estas catástrofes nos deixam o ensino de que é preciso conter o desmatamento e recuperar as áreas atingidas de modo que não se permita mais a expansão urbana em áreas de risco.

Políticas públicas habitacionais devem ser mais eficazes para que se evite a ocupação desordenada do solo e a construção de moradias em áreas de risco.

A pesquisa e a investigação dos fenômenos naturais têm que ser uma ferramenta imprescindível a ser utilizada na prevenção para estes fenômenos.

A tragédia não anunciada destrói de forma muito rápida o sonho de milhares de famílias, que com tristeza vêem destruído tudo o que construíram, e na agonia sofrem, sem perspectivas de futuro”, alertou o Parlamentar do PTB.

* Agência Trabalhista de Notícias