Campos Machado fala da dificuldade em preencher cota de candidatas

PTB Notícias 22/01/2008, 11:31


O deputado estadual Campos Machado, presidente do Diretório Regional do PTB de São Paulo, afirmou nesta segunda-feira (21/01) que ainda há pouca participação da mulher na política: “Temos dificuldades em preencher a cota de 30% de candidatas”, disse o petebista.

Uma pesquisa mostrou que eventuais preconceitos do eleitorado brasileiro a candidatas mulheres é menor do que se imaginava.

Para 58% do eleitorado, a participação da mulher na política “é menor do que deveria ser”; e para 67% dos eleitores, se a participação política da mulher fosse maior, o nível da política seria melhor.

Maiorias expressivas consideraram que a mulher é mais honesta e mais competente que os homens; 69% dos eleitores declararam que votariam numa mulher para presidente da República.

Uma campanha publicitária em rádio e TV, com o objetivo de incentivar as mulheres a se candidatarem nas eleições municipais de outubro, será veiculada pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.

A campanha será suprapartidária e estimulará as mulheres a que ingressem nas agremiações políticas e se candidatem a cargos de representação e executivos.

A Secretaria da Mulher também vai disponibilizar um processo de capacitação das candidatas para ajudar seu desempenho nas eleições de outubro.

Na internet, a secretaria vai mostrar a participação da mulher na história brasileira.

Dará subsídios para que as candidatas compreendam questões como a violência na sociedade, a violência doméstica, a autonomia econômica da mulher, saúde e educação femininas.

E, por fim, dará dicas para ajudar a dominarem as mídias de campanha.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Agência Estado)