Campos Machado inclui “cuidados com idosos” em currículo da rede pública

PTB Notícias 29/04/2012, 12:19


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto de lei de autoria do deputado Campos Machado que autoriza o Executivo a incluir estudos de cuidados informais com idosos no conteúdo extracurricular do ensino médio da rede pública estadual.

Agora, o PL 1136/2011 foi encaminhado para Comissão de Saúde e depois, se aprovado, vai ser votado em plenário.

Leia abaixo a justificativa apresentada pelo deputado Campos Machado para apresentar o projeto:JUSTIFICATIVA”O presente Projeto de lei tem como objetivo a inserção no conteúdo extracurricular do ensino médio de noções sobre cuidados informais de idosos, para formar cuidadores para esse segmento da população.

O Ministério do Trabalho e Emprego reconhece a ocupação de “Cuidador de Idosos” desde 2.

001, porque reconhece a importância dessa função no Brasil, país que tem aproximadamente 16 milhões de pessoas idosas, com a estimativa de alcançar 31,8 milhões em 2.

025.

As funções do cuidador domiciliar referem-se, especialmente, ao auxilio na vida diária, nos exercícios físicos, no uso e/ou administração de medicamentos, na higiene pessoal, nos passeios, etc.

.

.

A atividade Cuidador de Idosos é muito difundida nos Estados Unidos e, ainda, praticamente pouco utilizada no Brasil, embora venha crescendo sensivelmente nos últimos anos.

O objetivo principal de ministrar essas aulas no ensino médio é capacitar jovens para cuidar de idosos, reforçando para os alunos que tais noções, além de formá-los para essa função, terão importância para suas próprias vidas.

Finalmente, esta inserção no conteúdo extracurricular também promoverá a saúde, estreitará as relações humanas e a qualidade de vida para os cidadãos da terceira idade.

Dessa forma, demonstrados os motivos que nos levaram a apresentar esta propositura, solicitamos o apoio dos nobres pares para a sua aprovação”.

fonte: site do Diretório Estadual do PTB de São Paulo