Campos (SP) propõe lei que obriga cinzeiros onde ainda é permitido fumar

PTB Notícias 4/08/2011, 14:29


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo acaba de aprovar parecer favorável ao Projeto de Lei 192/2010, do deputado Campos Machado, líder do PTB-SP e Secretário-Geral Nacional, para que locais de uso coletivo disponham de recipientes adequados para o recolhimento de bitucas de cigarro.

Agora, o projeto segue para análise da Comissão de Finanças.

Com a entrada em vigor da Lei 13.

541/2009, que proíbe fumar em recintos coletivos, os cinzeiros, de maneira geral, foram abolidos até nas áreas onde é permitido fumar.

Com isso, de acordo com o parlamentar petebista, o que se vê atualmente “são sobras dos produtos fumígenos espalhadas pelas calçadas, ruas e jardins”.

Campos Machado justificou sua iniciativa: “O tempo de degradação dos filtros na natureza varia de acordo com o local onde foi jogado, podendo variar de três meses a cinco anos.

Para a produção do filtro, são necessárias misturas feitas com acetato, ao qual se aplica ácido sulfúrico.

Esses componentes são liberados pela natureza, misturados à água e à terra, prejudicando o meio ambiente”.

Outro ponto levantado pelo deputado estadual para embasar sua proposta é a limpeza pública.

“Essas sobras são lançadas nos bueiros pelas águas das chuvas e contribuem para seu entupimento, ocasionando enchentes e alagamentos”, afirmou Campos Machado.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado estadual e Secretário Geral Nacional do PTB, Campos Machado (SP)