Canziani: A ideia é a de trabalharmos para a educação de forma organizada

PTB Notícias 24/07/2012, 12:28

Um termo de cooperação para que todas as ações na área de educação sejam realizadas de maneira articulada em todos os municípios da região.

Este é o objetivo do programa lançado na sexta-feira (20/7/2012), em Cornélio Procópio (PR), por iniciativa da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) para garantir o direito à educação, fortalecer a democratização das relações de gestão e promover a aplicação dos recursos de forma eficiente e solidária.

A instalação da parceria, denominada “Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Norte do Paraná (ADE)”, aconteceu no anfiteatro da unidade local da Universidade Tecnológica Federa (UTFPR) e contou com a presença do vice-governador do Paraná e secretário estadual de Educação, Flávio Arns, do deputado Alex Canziani (PTB), secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, deputado Luiz Cláudio Romanelli, e de prefeitos dos municípios associados à Amunop.

A PRIMEIRA – “Trata-se de uma iniciativa inédita no Paraná, pois a nossa microrregião é a primeira no Estado a desenvolver um trabalho neste sentido e tenho a absoluta certeza de que será um sucesso absoluto, como foram outros projetos que a Amunop encampou e tomou a iniciativa de fazer”, discursou o presidente da Associação e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche.

Segundo ele, este será mais um trabalho integrado pautado principalmente pela troca de experiências entre os municípios que compõem a entidade.

A cooperação é uma iniciativa de Alex Canziani, atual presidente da Frente Parlamentar da Educação na Câmara dos Deputados, e envolve ainda o Instituto Mind Group (Comunidade Internacional de Cooperação na Educação) e a Comunidade Educativa CEDAC, ongs com sede em São Paulo, que integrarão o projeto sem qualquer custo para os municípios participantes.

“A ideia que estamos trazendo para Cornélio e região é a de trabalharmos para a educação de forma conjunta e organizada quanto às metas, objetivos e necessidades de cada um e trabalharmos a região como um todo”, destacou Alex Canziani.

Trabalho nesse sentido não é novidade e já envolve cerca de 200 municípios brasileiros, que estão regionalizados através de nove arranjos.

A primeira fase do Arranjo da Amunop, explica o parlamentar petebista, será levantar os indicadores educacionais daquele território, identificar as ações prioritárias e desenhar o mapa estratégico, além de apoiar a elaboração de planos municipais e regionais de educação, que deverão integrar os planos estaduais e nacional, já para o biênio 2012/201.

O vice-governador Flavio Arns, por sua vez, disse que o governo do Estado acatou a proposta e deverá estimular o programa para todas as regiões do Estado no sentido de fortalecer e unificar a educação.

A apresentação do programa contou com a participação do professor pernambucano Mozart Neves Ramos, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.

Ele, que já foi reitor da Universidade Federal de Pernambuco e secretário de Educação daquele Estado, falou sobre as características gerais do ADE na gestão educacional; formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infra-estrutura física e recursos pedagógicos.

Também participou a diretora-superintendente do CEDAC, Tereza Perez, e o presidente da Mind Group no Brasil, Álvaro Cruz, parceiros do programa e que serão responsáveis pela execução das ações articuladas entre as secretarias municipais de Educação daquela região.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Alex Canziani (PTB-PR)Foto: Divulgação