Canziani alerta autoridades municipais de educação para o exame do Pis

PTB Notícias 28/05/2009, 11:17


O deputado federal Alex Canziani (PTB/PR) chamou, esta semana, a atenção das autoridades na área de educação para a prova do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que será aplicada no Brasil entre os dias 25 e 29 deste mês.

Participarão do exame mais de 50 mil estudantes de 990 escolas públicas e particulares, em todos os Estados e no Distrito Federal.

O Pisa é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para oferecer aos países participantes indicadores de comparação internacional capazes de subsidiar políticas de melhoria da educação.

Membro da Comissão de Educação da Câmara, Canziani lembra que o baixo desempenho do Brasil e de um grupo de países neste que é um dos mais importantes testes de ensino, o Pisa obrigou a OCDE a reformular a nova edição da prova.

O teste no Brasil terá questões mais fáceis.

O objetivo é traduzir melhor o desempenho de quem vai mal no teste, separando estudantes que praticamente não sabem nada dos que demonstram um mínimo de conhecimento.

Com base nisso, o deputado vem lutando para que a Câmara aprove a PEC que desvincula a DRU da Educação; assim, lembra o deputado, o ensino irá dispor de cerca de 9 bilhões anuais para investir na qualidade da nossa educação.

Agência Trabalhista de Notícias