Canziani anuncia que municípios do PR receberão laboratórios de informátic

PTB Notícias 6/03/2008, 7:53


Oito municípios do Norte do Estado do Paraná receberão, ainda este ano, 29 laboratórios de informática patrocinados pela Secretaria de Educação à Distância (Seed), do Ministério da Educação.

O anúncio foi feito pelo deputado federal Alex Canziani (PTB/PR), membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino à Distância do Congresso Nacional.

Os municípios beneficiados nesta fase são: Apucarana (6 unidades), Arapongas (3), Cambé (3), Centenário do Sul (1), Ibiporã (2), Londrina (11), Rolândia (2) e Sertanópolis (1).

Todas as unidades serão instaladas em escolas.

“As nossas escolas públicas precisam atualizar-se.

Esses laboratórios são importantes para a formação dos alunos”, avalia o parlamentar, que já participou de audiências com o secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.

O Governo Federal pretende, em 2008, implantar laboratórios do gênero em 9 mil escolas públicas urbanas.

O serviço deverá estar disponível para professores, alunos e também para a comunidade.

Pelo projeto, cada laboratório será composto por dez microcomputadores com estabilizador de tensão, uma impressora a laser e um roteador.

Os laboratórios serão ainda equipados com impressoras e computadores e o Ministério da Educação (MEC) elaborou conteúdos pedagógicos e selecionou mil obras literárias para disponibilizar nesses equipamentos.

O Ministério promete ainda que, até 2010, cerca de 80 mil escolas da quinta à oitava série sem laboratórios de informática devem estar equipadas pelo ProInfo, 20 mil delas em 2008.

Diretores e técnicos da secretaria avaliaram uma amostra de laboratório idêntica às 9 mil estações que começarão a ser fornecidas.

O exame durou dois dias e avaliou se os equipamentos atendiam aos requisitos e configurações exigidos pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).

Segundo a Seed/MEC, o ProInfo expandiu seu atendimento de 1,8 mil para 5,3 mil municípios somente no ano passado, passando de cerca de 6,5 mil para 13 mil escolas atendidas.

TELE CENTROS COMUNITÁRIOS – Além dos laboratórios, o Governo tem outro projeto paralelo, este no Ministério das Comunicações, para a implantação de “Tele centros Comunitários”, que fazem parte do programa de inclusão digital.

Alex Canziani também anunciou a chegada do programa em pelo menos quatro municípios do Norte do Estado: Assaí, Lupionópolis, Porecatu e Santa Cecília do Pavão: “É outra ação que contempla as necessidades de nossos municípios.

Ninguém pode ignorar a globalização e ficar fora dos processos de informatização”, salienta o deputado paranaense, informando que esses centros serão implantados ainda este ano.

Canziani já havia informado semana passada sobre a chegada dos tele centros em Apucarana, Califórnia, Grandes Rios, Kaloré, Lidianópolis, Manoel Ribas e Rio Bom.

Cada tele centro comunitário terá um computador-servidor, dez computadores em rede, projetor multimídia, roteador wireless, impressora a laser, central de monitoramento remoto (câmera de vídeo), 11 estabilizadores de voltagem, 11 mesas para computador, mesa para impressora, mesa do assistente, armário e 21 cadeiras multiuso.

Os municípios receberão os equipamentos do programa de inclusão digital do Ministério com o compromisso de disponibilizar o imóvel onde funcionará o tele centro, e zelar pela conservação, manutenção dos equipamentos e instalações e pela segurança.

Agência Trabalhista de Notícias