
Canziani aposta em parceria com Sistema S para qualificar professores
PTB Notícias 11/04/2016, 9:23
O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), quer fomentar parcerias entre professores e entidades do Sistema S – como Senai, Sesc, Sesi e Senac – para capacitar melhor os profissionais do ensino.
O objetivo do parlamentar é reverter a baixa qualificação de parte dos professores, como a demonstrou censo divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
O levantamento constatou que, do total de professores ativos nos anos finais do ensino fundamental e médio da rede pública, quase 40% não têm qualificação ideal.
“O Sistema S faz um belo trabalho na formação profissional e acredito que eles poderiam também ser um grande instrumento para formar a mão de obra mais importante que o Brasil precisa: os professores”, disse Canziani.
De acordo com o deputado, professores bem treinados e bem formados para ministrar aulas são fundamentais para que a educação tenha melhor qualidade no Brasil.
O parlamentar também informou que o próprio MEC defende a criação de uma universidade dos professores, para atender à demanda desses 40% que ainda não têm a habilidade necessária para ministrar as aulas.
“Isso é mais um exemplo do descalabro em que vive a educação brasileira.
Não há como você falar em qualidade da educação se você não tiver professores bem formados e com conhecimento na área em que atuam”, ressaltou.
Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos DeputadosFoto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados