Canziani comemora liberação de micros do “UCA Total” para Santa Cecília

PTB Notícias 25/04/2010, 9:47


A cidade de Santa Cecília do Pavão, a 90 quilômetros de Londrina, no Estado do Paraná, está recebendo cerca de mil laptops para serem entregues aos seus alunos e professores do ensino fundamental.

O lote faz parte do programa “Um Computador por Aluno (UCA)”, desenvolvido pelo Ministério da Educação como parte do plano de inclusão digital do Governo.

Com 4.

500 habitantes, Santa Cecília, do prefeito Edimar Santos, faz parte do projeto “Cidade Digital”, idealizado em 2005 pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, Alex Canziani, e por isso é uma das cinco cidades-pilotos do país a receberem nesta fase o “UCA Total”, que engloba inclusive os professores.

Em Santa Cecília, a internet é de graça e pode ser acessada pelo sistema “wireless” (sem fio).

Para o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica, deputado federal Alex Canziani, do PTB do Paraná, o UCA Total é mais uma conquista de relevância para a cidade e região: “Aos poucos, estamos criando uma região de grande densidade tecnológica, o que é ótimo para a população”, salientou o parlamentar petebista.

Canziani lembra ainda das universidades tecnológicas de Cornélio Procópio e Londrina, e as universidades abertas de Congonhinhas, Assaí, Bandeirantes, Ibaiti e Siqueira Campos.

“O fato de ser uma cidade digital facilitou bastante para Santa Cecília ingressar no UCA”, destaca Canziani.

De acordo com o MEC, cada máquina custou R$ 550,00 e o Governo desembolsou R$ 82 milhões em todo o projeto.

A configuração dos computadores têm capacidade de armazenamento de 4 gigabytes, 512 megabytes de memória, tela de 7 polegadas, bateria com duração mínima de três horas e sistema de conexão à internet sem fio.

“É inacreditável, pessoas da cidade torcerem contra o projeto, fazerem piadinhas, mas graças a Deus, a urucubaca não deu certo”, desabafou o prefeito licenciado Edimar Santos.

A expectativa agora é pela ida do próprio presidente Lula à cidade para o lançamento do UCA, o que deve acontecer em maio.

A data já está sendo estudada.

fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Alex Canziani (PTB-PR)