Canziani destaca conselho de cineasta que defende meditação nas escolas

PTB Notícias 29/11/2011, 11:03


A Câmara dos Deputados realizou um seminário internacional sobre a importância da meditação transcendental.

O evento contou com a participação do cineasta norte-americano David Lynch, diretor de filmes como “Cidade dos Sonhos” e “Veludo Azul”.

Por meio de videoconferência, o diretor, que já ganhou três Oscars, defendeu a prática, dizendo que, nos Estados Unidos, ela ajudou a reduzir a violência nas escolas públicas.

“Foi fácil perceber a diferença entre os alunos que praticaram a meditação.

“O seminário foi promovido pela Comissão de Educação e Cultura e pela Frente Parlamentar Mista da Educação, presidida pelo deputado federal Alex Canziani, do PTB do Paraná.

O convidado internacional afirmou que a técnica pode funcionar nas escolas públicas do Brasil, por ajudar a melhorar a aprendizagem.

Segundo David Lynch, a meditação deixa as pessoas mais calmas e felizes e com maior capacidade de se focarem em algo, distinguindo os problemas pequenos dos grandes.

“Eu tinha muita raiva, tensão e preocupação, como todo mundo.

Depois da meditação minha raiva foi embora naturalmente, foi lindo.

A negatividade não traz criatividade.

“O presidente da Frente da Educação, deputado Alex Canziani, que solicitou o debate, pretende expandir a cultura da meditação transcendental nas escolas brasileiras, como uma contribuição de aprendizagem para os estudantes e para as futuras gerações.

Ele mesmo é um dos meditantes e elogia a técnica: “A meditação transcendental melhora muito o nosso foco, a nossa concentração”, disse Canziani.

O diretor da Fundação David Lynch no Brasil, Joan Roura, que também estava na audiência, explicou que a meditação é uma técnica muito simples.

Ele fez uma comparação da mente humana com o oceano.

A superfície do mar, que é mais agitada, seria a parte consciente; e durante a meditação, as pessoas iriam chegar à fonte do pensamento, lá no fundo do oceano, onde é calmo.

“A meditação diminui estresse, a ansiedade e a depressão.

Funciona muito bem na melhora do problema de déficit de atenção e ajuda a prevenir as drogas”.

DEPOIMENTOS – No seminário também foram mostrados vídeos com depoimentos de atores como Wagner Moura, Cissa Guimarães, Luiza Valdetaro e Júlia Lemmertz, que falaram sobre como a meditação mudou suas vidas.

A meditação transcendental foi difundida em 1958 pelo guia espiritual indiano Maharishi Mahesh Yogi, envolvendo o uso mental de sons específicos, com propriedades psicoativas, chamados mantras.

A meditação com base em mantras já existia na Índia, porém, há milênios.

fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Alex Canziani (PTB-PR)