Canziani e prefeitura de Londrina realizam projeto para estimular estudos

PTB Notícias 26/03/2013, 15:04


O deputado Alex Canziani (PTB-PR), em parceria com a prefeitura de Londrina, estará realizando este ano o “5º Projeto Conhecer”, que premiará os melhores alunos do 5º ano do ensino fundamental I com uma viagem ao parque aquático Wet”n Wild, em Itupeva, na região de Campinas (SP).

O lançamento, para 120 professores e diretores de escola, foi na segunda-feira (25/3/2013) na Igreja Missionária Comunidade Shalom, e contou com a presença do deputado e da secretária municipal de Educação, Janet Thomas, que representou o prefeito Alexandre Kireeff.

“O bom deste programa é que ele estimula os estudos e empolga as crianças”, resumiu Alex Canziani durante a cerimônia de lançamento.

“É uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento da educação”, destacou o petebista paranaense, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional e é vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara.

O próximo passo agora é aguardar as inscrições das escolas, de 1º a 5 de abril, na Secretaria de Educação, para que diretores, professores e alunos tenham condições de concorrer.

Os sorteios serão feitos em novembro, em data ainda a ser marcada, e serão regionalizados para oportunizar todos os participantes.

A viagem será em dezembro e são oferecidas 20 vagas (dez alunos, cinco professores e cinco diretores), com todas as despesas pagas (exceto despesas pessoais).

O que é ?O objetivo do “Projeto Conhecer” é promover a participação da comunidade escolar na qualificação da educação, e incentivar os estudantes a aprimorarem os seus conhecimentos.

Só participarão do sorteio aqueles que tirarem média nota 7 nos três primeiros bimestres, e ter pelo menos 85% de frequência em sala de aula.

Além deles, também serão sorteados cinco diretores de escola e cinco professores.

O passeio ao parque será de dois dias e a viagem, de avião.

De 21 a 25 de outubro as escolas deverão encaminhar à SME a relação dos alunos aptos a participarem, de acordo com as médias e frequência exigidas.

“O importante é valorizar a meritocracia: queremos estimular os estudos e o gosto pela escola.

No fundo estamos valorizando a cidadania de alunos, dos diretores e dos professores”, esclarece Canziani.

O deputado lembrou também que muitos alunos – e nem mesmo alguns professores – ainda não tiveram a oportunidade de viajar de avião ou de conhecer um parque aquático de alto nível.

“O Projeto Conhecer é, portanto, uma boa oportunidade para isso.

Tem gente que nem conhece um shopping aqui mesmo em Londrina.

“BeneficiáriosEste é o quinto ano do programa.

A premiação já foi realizada em 2001, 2003, 2009 e em 2011, totalizando 188 alunos, 69 professores e cinco diretores contemplados.

Os custos da viagem e dos prêmios não geram despesas públicas, pois são absorvidos através de parcerias com a iniciativa privada.

O PC 2013, por exemplo, tem parcerias com a TRIP Linhas Aéreas, Unifil e Midiograf, além do próprio parque Wet”n Wild.

Agência Trabalhista de Notícias (NM), com informações do site do deputado Alex Canziani (PTB-PR)Foto: Site do deputado Alex Canziani