Canziani incentiva prefeitos a pleitear recursos da União para segurança

PTB Notícias 18/02/2009, 15:27

Por sugestão do deputado federal Alex Canziani (PTB/PR), prefeitos da Região Metropolitana de Londrina pretendem propor, em conjunto, projetos ligados à área de segurança pública, com o objetivo de conseguir recursos no Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), cujo secretário executivo, Ronaldo Teixeira, tem reunião marcada em Londrina no próximo dia 27.

Esta semana, os representantes dos municípios estiveram reunidos com objetivo de estabelecer critérios para a apresentação de propostas que visem um programa regional de segurança.

“Entendemos que as questões de segurança pública são comuns aos municípios da região.

Por isso temos de apresentar projetos que possam trazer soluções para todos, e não isoladamente”, afirmou o prefeito de Londrina, José Roque Neto (padre Roque – PTB).

De acordo com ele, na recente viagem que fez à Brasília conheceu o funcionamento do Pronasci e a possibilidade do município conseguir dinheiro federal para questões de segurança pública.

Padre Roque falou da necessidade de que os oito municípios da Região Metropolitana de Londrina estejam unidos na apresentação desses projetos porque, segundo ele, não adianta resolver o problema em Londrina e, Cambé, por exemplo, continuar tendo problemas, porque isso irá refletir aqui na cidade.

“Queremos que, no dia 27, quando o Ronaldo Teixeira estiver aqui, já possa avaliar nossos planos e acenar positivamente com a liberação de recursos”, disse o prefeito.

INTERMEDIAÇÃO – Além de Canziani, a reunião foi articulada pelo presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, Paulo Renato Mattiuz de Carvalho; e pelo coordenador de Segurança Pública do Município, Pedro Marcondes.

Também participaram do encontro a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correia; o prefeito de Cambé, João Pavinato; o prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann; e o vice-prefeito de Tamarana, Élio Brás, entre outras autoridades.

O deputado federal Alex Canziani assumiu o compromisso de intermediar, em Brasília, os contatos para que efetivamente os municípios possam receber recursos para a área de segurança pública.

“Sabemos que o Pronasci libera recursos para montagem de Guarda Municipal e até para projetos de iluminação pública, que possa interferir na melhoria da segurança do cidadão”, explicou o deputado.

“A região de Londrina é a primeira.

Dando certo ali nós vamos propor para outras localidades, sempre pensando na elaboração de um projeto conjunto de segurança.

Os municípios têm que pensar assim”, ressaltou o parlamentar.

Agência Trabalhista de Notícias