Canziani irá inaugurar sistema wireless que conectará cidade do Paraná

PTB Notícias 22/06/2007, 9:42


O perímetro urbano da cidade de de Santa Cecília do Pavão, localizada a 59 quilômetros de Londrina, será o primeiro do Paraná a estar inteiramente coberto pela conexão à internet através de ondas eletromagnéticas, sem a utilização de cabos ou fios.

Um evento, a ser realizado nesta sexta-feira na “Casa da Criança”, às 14 horas, vai marcar o início das operações.

Participam da solenidade, dentre outros, o prefeito Edimar dos Santos e o presidente da Frente Parlamentar de Educação Tecnológica do Congresso Nacional, o deputado federal Alex Canziani, presidente do Diretório Estadual do PTB paranaense.

De acordo com Canziani, o sistema utilizará a comunicação denominada tecnicamente de “wireless”, que utiliza ondas como meio de propagação para estabelecer a comunicação entre dois pontos ou dispositivos.

Será mais um passo de Santa Cecília dentro de seu projeto denominado “Cidade Digital”, idealizado por Alex Canziani e implantado através de uma parceria da Prefeitura com empresas da indústria de telecomunicações, algumas inclusive do exterior.

EM 2006 “É um orgulho para nós vermos que um projeto desses está dando certo”, comemora o parlamentar petebista.

O Cidade Digital foi implantado no ano passado, com a informatização e integração de todos os órgãos e prédios públicos, incluindo biblioteca, posto de saúde e escolas.

Numa etapa posterior, será instalado um “coreto digital”, onde todas as pessoas poderão usufruir de terminais de computador para realizar diferentes consultas.

A própria Prefeitura deverá oferecer atendimento especial na prestação de serviço público via rede.

Na seqüência, será feito um trabalho para que cada professor também tenha um terminal pessoal.

Os primeiros beneficiados pelo sistema wireless serão um grupo de munícipes que participará de um curso de capacitação em informática.

Eles poderão se tornar multiplicadores nos processos de ensino da informatização dentro do município.

fonte: Assessoria de Imprensa do Deputado Alex Canziani (PTB-PR)