Canziani participará da solenidade com Lula para sanção do projeto do IFET

PTB Notícias 29/12/2008, 11:54


O presidente Lula vai sancionar nesta segunda-feira (29/12) o projeto de lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) para oferecer uma nova forma de ensino médio integrado ao ensino profissionalizante.

Será numa solenidade a ser realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente e do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Quem também estará presente, a convite do Palácio, é o vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, deputado federal Alex Canziani, do PTB do Paraná, que foi o relator do projeto na Câmara.

Para Canziani, a rede e os institutos serão importantes para alavancar os programas de capacitação profissional e tecnológica do país.

No todo serão criados 38 institutos no país, inclusive no Paraná.

A Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná também fará parte do instituto, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), única do Brasil, também integrará a rede, que hoje conta com 185 unidades.

O Governo pretende criar 354 unidades até 2010.

A reitoria do IFET-PR ficará em Curitiba e, fora o da Capital, há projetos para a criação de outros sete campi: Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama.

Londrina, por exemplo, oferecerá cursos federais gratuitos na área de saúde (Prótese Dentária, Higiene Dental, Enfermagem, Massoterapia e Radiologia) a partir de 2009.

A escola vai funcionar num prédio novo construído ao lado da Associação Odontológica do Norte do Paraná e poderá atender mil alunos.

fonte: site do Deputado Federal Alex Canziani (PTB-PR)