
Canziani pede que plenário vote a PEC que desvincula a DRU da Educação
PTB Notícias 21/05/2009, 6:42
O Deputado Alex Canziani (PTB-PR) chamou a atenção, no plenário da Câmara, para a questão da Educação no Brasil.
O Deputado lembrou que a prova do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) será aplicada este mês no Brasil, entre os dias 25 e 29.
Participarão do exame mais de 50 mil estudantes de 990 escolas públicas e particulares de quase 600 municípios, em todos os estados e no Distrito Federal.
O Pisa é realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para oferecer aos países participantes indicadores de comparação internacional capazes de subsidiar políticas de melhoria da educação.
Participam do programa alunos a partir de 15 anos matriculados a partir da sétima série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.
“Não podemos abrandar a nossa luta para a conquista de uma educação com qualidade.
Chamamos a atenção para o fato de que o baixo desempenho do Brasil e de um grupo de países no Pisa, que é um dos mais importantes testes de ensino, obrigou a OCDE a reformular a nova edição da prova.
O teste no Brasil terá questões mais fáceis.
O objetivo é traduzir melhor o desempenho de quem vai mal no teste, separando estudantes que praticamente não sabem nada dos que demonstram um mínimo de conhecimento”, relatou Canziani, lembrando que, em 2000, o Brasil amargou o ultimo lugar em leitura, entre 32 nações e em 2006, o país ficou em 49ª lugar entre 56 participantes.
“A decisão de incluir questões mais fáceis para todos os países que participam do exame coincide com a ampliação do Pisa.
Este ano a prova avaliará jovens de 72 países.
O Pisa testa a capacidade dos estudantes em três áreas: leitura, matemática e ciências.
O foco de 2009 será a leitura.
Os resultados da avaliação serão divulgados pela OCDE em dezembro de 2010″, informou.
“Com base nesses fatos e na realidade do nosso país na questão da educação, pedimos que esse plenário vote, em breve, a PEC que desvincula a DRU da educação.
Lembramos que com isso o ensino terá cerca de 9 bilhões de reais por ano, que serão usados para melhorar a qualidade da educação brasileira”, finalizou o Parlamentar do PTB.
* Agência Trabalhista de Notícias