Canziani recebe grupo indígena protestando contra mudanças na FUNAI

PTB Notícias 12/03/2010, 7:54

O presidente da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público, deputado Alex Canziani (PTB/PR), recebeu nesta semana um grupo indígena que exige a revogação, pelo presidente Lula, do decreto que reestruturou toda a Fundação Nacional do Índio, Funai, provocando uma serie de mudanças na estrutura da entidade.

Segundo Canziani o decreto tem provocado inquietação nos indígenas “Isso tem revoltado os índios do Brasil inteiro, no Paraná mesmo foi instinto a coordenaria, justamente o Estado que tem uma população indígena muito significativa.

Isso dificulta todo trabalho dos índios, para reivindicar seus pleitos”, afirmou.

Alex Canziani disse ainda que as mudanças na Funai têm sido o estopim para confrontos desnecessários.

“Isso lamentavelmente tem causado manifestações violentas”, disse.

O presidente da Comissão do Trabalho prometeu para o grupo de indígenas, que o órgão vai se dedicar a questão.

“Faremos uma audiência publica onde esperamos não só representação dos índios, mas da própria FUNAI e do Governo, para tentarmos viabilizar um entendimento entre as partes, ressaltou Canziani.

O deputado acrescenta que a situação como está não pode ficar.

“Se permanecer como está, teremos novas manifestações causando problemas para a sociedade como um todo, disse.

O Decreto foi assinado pelo presidente Lula em dezembro passado.

De acordo com texto, das atuais 45 unidades administrativas regionais da Funai, nove deixarão de existir.

A reforma também prevê a redução do número de postos avançados, na entrada das aldeias.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Informativo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados