
Capixaba denuncia situação caótica de internet e telefonia móvel em RO
PTB Notícias 1/06/2013, 6:26
As reclamações contra empresas de telefonia celular de Rondônia são inúmeras.
Elas são recordistas de ações no Procon e em outros órgãos de defesa do consumidor.
O problema foi amplamente debatido esta semana na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, que tem o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) como um dos membros efetivos.
Os membros da Comissão de Fiscalização e controle organizaram audiência pública para tratar da situação, que é grave e atinge praticamente todos os estados.
Participaram membros da comissão, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das concessionárias de telefonia (Claro, Vivo, Oi! e Tim).
Rondônia, por exemplo, segundo Nilton Capixaba, “sofre com constantes problemas relacionados a internet e a telefonia móvel.
Os prejuízos são enormes”.
O argumento das operadoras é que o excesso de leis inibe a instalação de antenas.
Isso seria um dos agravantes para a melhoria dos sinais, tanto da telefonia celular como da internet.
Ao usar da palavra, Capixaba disse que os serviços de internet e telefonia móvel em Rondônia, são péssimos e não atendem as mínimas necessidades da população.
Ele citou as filas enormes nas lotéricas, que hoje prestam inúmeros outros serviços, e não apenas loterias.
Os bancos também sofrem prejuízos diretos, em razão dos constantes cortes de sinal, além das empresas.
“Os cortes constantes e prolongados tanto da telefonia celular como da internet prejudicam diretamente a população, que fica sem condições de acessar aos serviços.
Os prejuízos financeiros e sociais são incalculáveis”, disse o deputado.
Capixaba aproveitou para reivindicar que as empresas de telefonia atendam distritos de Rondônia, alguns com infraestrutura de municípios, como Tarilândia, as regiões da Ponta do Abunã e do Baixo Madeira com telefonia fixa.
“Por que não disponibilizar pelo menos orelhões para atender o povo”, questionou o parlamentar.
Ficou definido que na próxima semana a Anatel enviará técnicos para checar as denúncias.
Outro compromisso assumido pelas empresa é o de prestar esclarecimentos à Câmara dos Deputados sobre investimentos e melhoras na prestação de serviços a cada 60 dias.
* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rondônia Dinâmica