Capixaba destaca importância de nova usina de calcário para agricultores

PTB Notícias 3/06/2014, 8:29


Ao participar da inauguração da nova usina de calcário no sábado (31/5/2014), o coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba (PTB), destacou a importância da solenidade para os agricultores, pecuaristas e cafeicultores de Rondônia.

“O calcário é matéria prima indispensável para fomentar a produção do Estado.

Com este insumo, a produção agrícola aumenta e gera mais riquezas.

Quando o campo produz a cidade não para e o comércio se torna pujante”, acentuou o parlamentar, atribuindo ao setor primário um dos principais destaques da economia rondoniense.

Para Capixaba, o governo do Estado ao incrementar essa indústria de calcário tem objetivos claros: baratear custos e oportunizar o produtor rural, especialmente o da agricultura familiar, a melhorar a qualidade e a quantidade produtiva das pastagens, culturas de grãos, entre outras lavouras, além de corrigir a acidez do solo.

Totalmente automatizada, a nova usina de calcário tem capacidade produtiva de 400 mil toneladas por ano e substitui a fábrica erguida em 1984, que na carga máxima produzia cerca de 7% da atual.

Antes, a maior parte do calcário utilizado em todo o Estado era procedente de Mato Grosso, o que elevava os custos decorrentes do frete.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) Foto: Divulgação