Capixaba discute construção do Hospital Universitário com Mercadante

PTB Notícias 20/07/2013, 8:05


O ministro da Educação Aloísio Mercadante recebeu a Bancada Federal do PTB-RO esta semana.

O PTB é aliado do governo federal e o coordenador da Bancada Federal de Rondônia deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) reiterou várias reivindicações para a Universidade Federal de Rondônia-Unir, como a construção do Hospital Universitário (HU).

A Unir está há tempo passando por crise administrativa em razão de administrações desastrosas, que antecederam a da reitora Berenice Tourinho.

Pessoal insuficiente, campus de Porto Velho necessitando de investimentos físicos e de infraestrutura, o mesmo ocorrendo com os campi do interior são alguns dos muitos problemas da Unir.

Em encontro recente da Bancada Federal acompanhado da reitora Berenice, Capixaba cobrou do ministro Mercadante investimentos do MEC na Unir.

“Apresentamos ao ministro uma lista de prioridades e dentre elas, a construção do Hospital Universitário, que será fundamental na melhoria da qualidade da medicina praticada no Estado”, argumentou Capixaba.

A Unir também tem deficiência de laboratórios (salas e equipamentos), de infraestrutura, de um restaurante universitário, de pessoal.

Capixaba citou um exemplo de carência de pessoal técnico.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem aproximadamente de 12 mil alunos, e o mesmo número de pessoal técnico.

A Unir tem 12 mil alunos e 300 técnicos.

“Estamos confiantes que o ministro Mercadante irá atender nossas reivindicações para fortalecer a nossa universidade federal”, argumentou o parlamentar.

A construção do HU “depende apenas da liberação de um terreno em Porto Velho pelo Exército, para que o MEC libere a obra de vital importância para o desenvolvimento da medicina no Estado”, concluiu o deputado Capixaba.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do Deputado Nilton Capixaba (PTB-RO)Foto: João Ricardo