Capixaba discute liberação de recursos federais com diretores de instituto

PTB Notícias 23/06/2015, 17:11


O coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba (PTB), participou na quinta-feira (18/6/2015) de uma reunião com os diretores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), juntamente com os deputados Lúcio Mosquini (PMDB), Marcos Rogério (PDT), Mariana Carvalho (PSDB) e Marinha Raupp (PMDB), objetivando ouvir as reivindicações do reitor Uberlando Tiburtino Leite e de sua diretoria sobre a necessidade da aplicação de verbas federais do Orçamento Geral da União (OGU) ao campus em funcionamento em vários municípios que atendem milhares de estudantes que buscam uma profissionalização.

Cada diretor apresentou a situação de sua unidade educacional, demonstrando a clientela atingida e os cursos oferecidos.

O campus oferta ensino técnico em geral, cursos superiores, pós-graduação Latu Sensu e Stricto Sensu, particularizando os cursos dos eixos tecnológicos de Gestão e Negócio, Informação e Comunicação.

Segundo o reitor Uberlando, o Ifro está presente em 24 municípios do Estado com 25 polos de educação a distância que ofertam cursos técnicos subsequentes ao ensino médio a toda população.

Na ocasião, Nilton Capixaba disse que o instituto tem “o compromisso com a produção científica e a pesquisa, tornando-o mais eficaz”.

Para o parlamentar, que ouviu atentamente as exposições dos diretores e suas reivindicações, anunciou que pedirá uma audiência com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para solicitar a imediata liberação de recursos para os institutos e que, juntamente com seus pares, fará tudo para assegurar recursos de suas emendas e da bancada para ajudar nesse processo de desenvolvimento educacional.

“Não podemos pensar em educação de qualidade sem recursos federais”, disse Capixaba.

Como demanda para futuros investimentos, utilizando os recursos assegurados pela bancada federal, os institutos pretendem ampliar a oferta de novos cursos técnicos de nível médio e superiores de tecnológica, ampliar a oferta existente e de formação de professores para as áreas científicas e tecnológicas, fortalecendo, inclusive, os cursos à distância.

Nilton Capixaba finalizou dizendo que tudo fará para assegurar os recursos federais a tão importante instituto de educação que consegue envolver a comunidade em sua produção de pesquisa.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria do deputado Nilton Capixaba (PTB-RO)Foto: Divulgação/Assessoria