Capixaba é designado relator de projeto que prevê construção de linhão

PTB Notícias 28/10/2011, 7:47


A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional designou o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) na função de relator do Projeto de Lei 30/2011 que abre crédito especial em benefício do grupo Eletrobrás permitindo ampliar a infraestrutura dos sistemas de transmissão de energia elétrica entre as regiões Norte e Sudeste.

A obra, após concluída, vai consolidar a interligação dos estados de Rondônia e Acre ao sistema nacional de energia.

O projeto é considerado de maior relevância pela presidente Dilma Rousseff e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

De acordo com a mensagem encaminhada ao Congresso pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o projeto de execução terá investimento da ordem de R$ 1 bilhão e 55 milhões de reais, e vai propiciar o escoamento da energia gerada pelas UHEs de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Porto Velho.

Nilton Capixaba informou que vai trabalhar agora no sentido de aprofundar as discussões sobre a produção de energia que será gerada em Rondônia e levada até Araraquara (SP).

Ele entende que o Estado deve ter maior participação na distribuição do ICMS sobre a produção de energia.

Pela proposta original, São Paulo ficaria com um volume maior do recurso do ICMS.

Ele lembra que recentemente o Estado abriu mão de incentivos fiscais (algo em torno de R$ 600 milhões) em benefício das usinas.

“É necessário maior contrapartida do Governo Federal.

Rondônia vai gerar energia para o País e merece tratamento diferenciado.

Após a conclusão das duas UHEs, restará para o Estado somente os problemas sociais”.

O parlamentar rondoniense defenderá em seu relatório que parte da energia produzida em Rondônia deve permanecer no Estado.

“Municípios como Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena estão recebendo várias indústrias e necessitam de energia limpa”.

Após concluído, o relatório do projeto segue para votação na Comissão de Orçamento.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Rondônia Dinâmica